A Prefeitura de Esperantina, através da Defesa Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros, já contabilizam até o momento aproximadamente 480 (quatrocentos e oitenta) pessoas afetadas com a forte cheia do Rio Longá em Esperantina, nos últimos dias.
De acordo com a Secretária Municipal de Assistência Social, Regina Vale, até o meio dia de hoje (12/03), 31 (trinta e uma) famílias estavam desabrigadas em todo o municipio, totalizando 180 (cento e oitenta) pessoas.
A Secretária, em entrevista concedida para a nossa equipe de reportagem do jornalesp.com, declarou que das 31 famílias desabrigadas, 15 (quinze) delas foram alojadas em duas Escolas do municipio, (Estado da Paraíba e Vila da Solidariedade).
Já as outras 16 (dezesseis) famílias, estão alojadas em casas alugadas ou em residências de parentes.
A Prefeita Vilma Amorim (PT), disse que um dos casos que vem chamando a atenção da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros), está relacionada a 25 (vinte e cinco) famílias residente na zona rural do municipio, especialmente nas localidades: Capões, Calumbi, Barreira Branca e Tabuleirinho.
Vale ressaltar que além da Prefeitura, Defesa Civil Municipal, e Corpo de Bombeiros, as enchentes no município vem sendo monitoradas em tempo real pelo Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais.
Lembrando que até o meio dia dessa quinta-feira, o Rio Longá, estava com 08,40 metros do seu nível normal.
Veja alguns registros da cheia, abaixo: