Nos últimos dias vem aumentando de forma considerável o número de pessoas doentes de Dengue no município de Esperantina. Para se ter uma idéia todos os dias várias pessoas dão entrada no Hospital Regional Julio Hartman sentindo os sintomas da doença.
De acordo com um morador da Rua Marechal Deodoro, que não quis o seu nome revelado, falou que somente na sua residência três pessoas se encontram acamadas em virtude da doença.
Outra informação que chegou até a redação de reportagem do jornalesp.com dão conta de que os Bairros mais afetados na cidade com a doença, são: o Centro e o Bairro Nova Esperança.
Populares cobram da Secretaria Municipal de Saúde, a vinda do carro fumacê da Secretaria Estadual de Saúde, com o objetivo de diminuir o aumento da enfermidade no município.
Como não custa nada perguntar como é que está sendo feito a limpeza das antigas fontes d´água do município, principalmente daquelas localizadas nos passeios da principal Avenida da cidade, a Petrônio Portela e da Praça Leônidas Melo, já que todo dia está chovendo bastante na cidade?
Com a palavra os nossos Agentes de Endemias.
Os Agentes de Endemias continuam desenvolvendo seu trabalho de visitação domiciliar e tratramento dos focos do Aedes aegypti, bem como pulverizando locais com pessoas notificadas para casos de dengue, e além dessas atividades ja está sendo providenciado o bloqueio total dos focos positivos do vetor da dengue. as fontes continuam sendo tratadas conforme os prazos estabelecido pelo M.S. (Ministério da Saúde).
MEU CARO REPORTER JÓSÉ LUIS, SOU RESPONSÁVEL PELO SETOR DE ENDEMIAS DO MUNICÍPIO DE ESPERANTINA, E POR ISTO MESMO DIRETAMENTE RESPONSÁVEL POR 15 AGENTES DE ENDEMIAS QUE DIUTURNAMENTE FAZEM SEUS TRABALHOS NAS RESIDENCIAS DE NOSSO MUNICÍPIO VASCULHANDO, FAZENDO TRABALHOS EDUCATIVOS E FAZENDO COLOCAÇÃO DE INSETICIDAS (TRATAMENTO DAS POSSÍVEIS FONTES CONTAMINANTES) NOS FOCOS (POÇOS CACIMBÕES, ETC.) NO MUNICÍPIO DE ESPERANTINA. QUERO INFORMAR AINDA QUE, OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE RESPONSÁVEIS PARA NOTIFICAR E ENCAMINHAR PESSOAS COM SUSPEITO OU SINTOMOLOGIA DO DENGUE SÃO OS ACS (AGENTES COMUNITÁRIO DE SAÚDE), QUE ENCAMINHAM OS CASOS PARA OS EXAMES SOROLÓGICOS, QUE É O ÚNICO EXAME CONFIRMATIVO DA DOÊNÇA. DESTE MODO, NÃO PODEMOS DIZER E NEM AFIRMAR QUE UMA PESSOA, MESMO COM A SINTOMOLOGIA DE DENGUE SEJA CONFIRMATIVO DA VIROSE, MESMO PORQUE EXISTEM INÚMERAS VIROSES COM SINTOMOLIAS SIMILARES QUE SE CONFUNDEM COM A DENGUE. MEU CARO REPORTER, É OPORTUNO QUE AO COLOCAR UMA MATÉRIA PARA VEICULAR NESTE MEIO DE COMUNICAÇÃO, SEJA NECESSÁRIO, ANTES DE TUDO, PEGAR MAIORES EXCLARECIMENTOS NO SETOR RESPONSÁVEL, ME REFIRO A ESTA COORDENAÇÃO DE ENDEMIAS, DO QUAL SOU RESPONSAVEL E ATÉ MESMO DE PROFISSIONAIS DO HOSPITAL JÚLIO HARTMAN. ESTOU E ESTAREI SEMPRE À SUA DISPOSIÇÃO E PRA QUALQUER OUTRO ÓRGÃO DE COMUNICAÇÃO PARA PRESTAR TODOS OS EXCLARECIMENTOS QUE SE FIZEREM NECESSÁRIO ANTES DE POSTAR QUALQUER INFORMAÇÃO.