O deputado João de Deus (PT) afirmou que na próxima quinta-feira (12) haverá uma audiência pública no município de Barras para discutir a situação “precária” da seca naquela região.
Ele solicitou a presença de algum representante da Defesa Civil Nacional no encontro para discutir “consequências lastimáveis ” da estiagem no Estado do Piauí
“Há mais de 2 anos os piauienses estão sofrendo com esse problema da seca e precisamos discutir ações urgentes para amenizar o sofrimento da população que padece com a falta d´água no interior do Piauí”, enfatizou. O deputado também afirmou que a situação poderá se agravar em 2014, caso não seja tomado alguma iniciativa em combate ao problema da seca no Estado, considerada inclusive a maior dos últimos 50 anos no Estado do Piauí.
Destacando uma audiência pública realizada há alguns dias na nesta Casa Legislativa com a presença do secretário da Defesa Civil, Ubiraci Carvalho, que tratou da estiagem no Piauí, João de Deus ressaltou que a construção de poços realizados em alguns municípios do Estado não estão suprindo a carência da população.
Aparteando o petista, o deputado Roncalli Paulo (PSDB) disse que a abertura de novos poços no momento é inviável, por conta da falta de água no subsolo, e assegurou que “na situação em que se encontra o solo não compensa abrir novos poços, já que pode implicar no gasto de dinheiro sem alcançar o resultado almejado”.
A deputada Rejane Dias (PT), também em aparte, cobrou medidas urgentes por parte da Defesa Civil do Piauí para sanar o problema de estiagem no interior do Piauí. A deputada cogitou ainda a possibilidade de se criar um decreto estadual pelo governador do Piauí, Wilson Martins, defendendo ser uma ação viável na busca da “solução para a falta de água no Piauí”.
Com informações do Cidade Verde