GeralPolítica

Audiência para discutir poluição no rio Piracuruca acontece nesta quinta-feira (31)

A Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Piauí vai promover, nesta quinta-feira, dia 31 de agosto, audiência pública para debater a situação do rio Piracuruca e do entorno de sua barragem.

A audiência foi solicitada pelo deputado Marden Menezes (PSDB) e vai ser realizada no próprio município, às 17h, no Museu Nossa Casa de Cultural Coronel Luiz de Brito.
A crescente poluição no rio Piracuruca é uma preocupação do deputado e dos parlamentares do município. “É um problema que hoje preocupa toda a população de Piracuruca e nós, como representantes da região, estamos atentos à situação. Recebemos também um pedido formal da Câmara de Vereadores do município, solicitando o apoio da Assembleia, no sentido que esta Casa tomasse à frente da discussão. Nós vamos, portanto, analisar o caso, ouvir a sociedade e cobrar das autoridades as devidas providências, pois essa é uma questão que afeta não só o meio ambiente como também a saúde pública”, esclareceu o deputado.
Segundo Marden, a poluição do rio Piracuruca é visível e precisa de solução. “Esse é um problema que afeta tanto a barragem quanto o leito do rio. Além disso, é visível a sujeira, com a formação de resíduos sólidos, uma espécie de crosta sólida na superfície da água. O aspecto da água é realmente de poluição e é dessa água que os animais bebem, as lavadeiras e a população se utilizam diariamente. Então, é para essa situação que nós vamos procurar solução, ouvindo os técnicos e cobrando as medidas de quem se deve cobrar”, ressaltou o parlamentar.
Foram convidados para a audiência a Prefeitura de Piracuruca, as secretarias do Meio Ambiente e da Educação do município, representantes do Ministério Público local, a Colônia de Pescadores de Piracuruca, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, a Cooperativa dos Apicultores e a Associação de Piscicultores, representantes da Agespisa, além do Centro de Educação Ambiental, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e prefeitos e vereadores da região.
A audiência pública vai contar ainda com a participação de representante do Instituto Rio Piracuruca, entidade de utilidade pública recentemente reconhecida por meio de projeto do deputado Marden Menezes.
ASCOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo