Atenção estudantes: Inscrições do Enem encerram dia 10/06; UESPI não vai aderir
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio 2011 – Enem segue até o dia 10 de junho, as e as provas acontecem nos dias 22 e 23 de outubro. As inscrições devem ser feitas pela internet.
A taxa de inscrição, de R$ 35 deve ser paga até 13 de junho, no Banco do Brasil. Estão isentos os estudantes matriculados e cursando o último ano do ensino médio (concluintes) em instituições públicas de ensino. Também pode pedir a isenção o estudante integrante de família de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade financeira, conforme o Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007.
PIAUÍ
Na tarde de ontem, o reitor da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, Carlos Alberto declarou que a instituição não vai aderir ao exame em decorrência das greves, além das polêmicas que envolviam o exame.
Vale ressaltar, que as universidades e demais instituições de Ensino Superior têm até hoje para aderir ao exame. Mais informações acesse: http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao/
VEJA NOTA OFICIAL DA UESPI
A administração superior da Universidade Estadual do Piauí – UESPI resolveu postegar a adesão ao Enem. A decisão partiu sobre a ótica que a universidade deveria se preparar durante este ano para aderir no ano de 2012, atendendo também a solicitação de professores e estudantes do ensino médio que alegam o adiantado ano letivo.
Assim o processo seletivo neste ano será unicamente o já tradicional vestibular específico desta IES. Ao mesmo tempo entende que a adesão ao Enem é inevitável e resolveu transferir para o ano de 2012 a decisão sobre a adesão ao Exame na forma de 50%. Assim sendo, o novo processo de ingresso à universidade ofertaria 50% das vagas para ingresso pelo Enem e os 50% restantes por quem optar pelo vestibular tradicional.
No Piauí, a Universidade Federal do Piauí – UFPI e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFPI já aderiram ao Enem.
O Exame Nacional do Ensino Médio é a avaliação do desempenho escolar e acadêmico ao fim do ensino médio. As informações obtidas a partir dos resultados do Enem são utilizadas para acompanhamento da qualidade do ensino médio no País, na implementação de políticas públicas, criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio, desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira e estabelecimento de critérios de acesso do participante a programas governamentais.
O Enem tem sido usado com sucesso como mecanismo de acesso à educação superior, tanto em programas do Ministério da Educação – Sisu e Prouni –, quanto em processos de permanência – Fies. Neste ano de 2011, o Enem também poderá ser usado para obter a certificação do ensino médio.
A aplicação das provas do Enem 2011 está marcada para os dias 22 e 23 de outubro de 2011, com início às 13h, em todas as unidades da Federação. Serão quatro provas objetivas, contendo, cada uma, 45 questões de múltipla escolha, e uma redação. As provas objetivas e a redação avaliarão: Ciências Humanas e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias, Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação e Matemática e suas tecnologias.
]]>