Assis Fortes – Piauiense de Esperantina
Francisco de Assis Fortes, este ilustre filho da terra da Boa Esperança, nasceu em 08 de novembro de 1937, no interior do Município na Fazenda Malhada do Meio e para quem não conhece a sua honrada história foi simplesmente o autor dos símbolos oficiais do Município de Esperantina, a exemplo do Brasão, da Bandeira e do Hino.
Filho de Francisco de Sousa Fortes e Claudemira Regina Fortes, seus pais tiveram destaque social e político em Esperantina e exerceram o cargo de Prefeito Municipal.
Atualmente casado com Maria Lina Fortes, mas desde muito cedo, ainda quando criança, mudou-se para a sede do Município de Esperantina, onde fez o curso primário, no Grupo Escolar David Caldas.
A partir de 1953, trabalhou como comerciário, na loja de tecidos e variedades do Sr. Hermes Nogueira Portela e sua esposa Toinha Nogueira Portela.
Em 1956 estudou no Seminário Diocesano da Sagrada Família de Parnaíba, sob o comando do Reitor Dom Felipe Conduru Pacheco, Bispo Diocesano daquela cidade.
Em Outubro de 1957 foi convidado pelo então prefeito Municipal de Esperantina, Hamilton de Melo Rêbelo, para dirigir e lecionar na Escola Municipal Haydée Rêbelo, na localidade Malhada do Meio.
Residiu na cidade de Barras em virtude de ter assumido o cargo de Auxiliar de Escritório da Companhia de Eletrificação Rural do Nordeste – CERNE.
Assis Fortes estudou na Escola Técnica Federal do Piauí, tendo concluído o Curso Técnico de Edificações.
Exerceu o cargo de Escriturário da Companhia Hidro Elétrica da Boa Esperança – COHEBE, em Teresina.
Lecionou Tecnologia dos Materiais de Construção Civil, Desenho Técnico, Educação Moral e Cívica, Religião e Língua Portuguesa.
Assis Fortes é portador de dois diplomas de Curso Superior, pela Universidade Federal do Piauí: curso de formação de professores de disciplina especializada; curso de letras, licenciatura plena.
O poeta e escritor dispõem de outros Cursos, como: Atualização para equipes de Implantação e Consolidação do Sistema de Integração Escola Empresa Governo, Curso de Introdução às Relações Públicas, Humanas e Psicológicas e Curso Intensivo de Tecnologia do Concreto.
Um outro marco na vida de Assis Fortes foi a Fundação da União dos Estudantes Secundaristas de Esperantina – UESE.
Vale ressaltar que desde muito cedo Francisco de Assis Fortes já tinha inspirações pela vida política do município.
Vereador da Câmara Municipal de Esperantina, no período de 01 de fevereiro de 1977 à 31 de janeiro de 1983, tendo sido eleito pelo MDB.
No campo da literatura lançou alguns livros dentre eles: “Minha Terra, Meus Poemas”, “Coisas da Vida”, “Cem Piadas Sem Palavrões + Algumas de Lambujem”.
Condecorado com a “Medalha do Nilo Peçanha” e respectivo Diploma em 26 de Setembro de 1989, em Brasília-DF, concessão que lhe conferiu Carlos Santana, Ministro da Educação, como “reconhecimento aos relevantes serviços prestados à educação, às Escolas Técnicas Federais e ao Ensino Profissional”.
O poeta chegou a ser homenageado em sessão solene pela Câmara Municipal de Esperantina, em 05 de Setembro de 2007, por relevante serviço prestado ao Município.
Já na capital do estado chegou a receber o título de cidadão teresinense no dia 18 de setembro de 2007, em sessão extraordinária e solene realizada na Câmara Municipal e que lhe foi outorgado por unanimidade pelos demais vereadores, atendendo ao requerimento apresentado pelo Vereador Chico Wilson – PSDB.
O poeta foi agraciado também com o Diploma e a Medalha do Mérito Centenário do CEFET-PI, (antiga Escola Técnica Federal do Piauí) juntamente com 29 ex-colegas de trabalho, em 30 de abril de 2008, em sessão solene realizada no Auditório do CEFET-PI.
Vale ressaltar que o hino completo, como várias outras informações sobre Esperantina, podem ser vistas no topo da página, em “Esperantina“.
Já estava na hora de alguém ,mostrar pra quem não comhece; a história de tão ilustre cidadão que o sr. Assis fortes,pois um homem inteligente como ele, não pode passar sem ser notado em nossa história.
Ze Luis, parabens pela brilhante materia. Creio que em qualquer meio de comunicação existam sempre espaços para se apresentar ao mundo, pessoas decentes, cultas e inteligentes como o HOMEM de nome ASSIS FORTES, que ainda é pouco valorizado pelo quanto devemos a ele. Faço apelo aos professora de História em especial e também aos outros, divulguem o HOMEM Assis Fortes aos estudantes, tá mais que na hora de mostrarmos os bons serviços prestados por ele aos nossos estudantes. Não esqueçam jamais, é um HOMEM do meio de nós.
Senhor ASSIS FORTES esse é fera pra mim um dos homens mais cultos e inteligente de Esperantina. Valeu pela materia.
Olá amigos do jornalesp.com,
Muito bem colocada matéria do Grande Escritor Assis Fortes, como ele mesmo bem diz, Piauiense de Esperantina.
Lembro bem da correria que foi na Câmara Municipal no ano de 2007, Sessão Solene em honraria, fax indo e vindo, decoração, buffet, apresentações, placa de honra… estive presente na organização…ha e não podemos esquecer, foi um requerimento de autoria do meu grande amigo e vereador estimado Paulo Brasil.
Pra este ano, tem muito trabalho no Legislativo a ser desenvolvido, Audiencias Publicas, Honrarias, Projetos de Lei e importantes matérias.
Concluindo, sem dúvidas, Assis Fortes, é um dos grandes nomes da terrinha da Boa Esperança!
Abraço a todos!
Ola meu amigo José Luis, estou em Brasilia morrendo de saudades de Esperantina, e mato minha saudade com as noticías de seu jornal, desde já lhe parabenizo pela boa matéria ,falando do grande escritor ASSIS FORTES , um conterâneo inlustre de nossa querida cidade. Espero ve-lo em breve, pois vou passar a semana santa ai.um abraço e muita saúde a todos. Ah, um abraço para sua esposa Adriana e sua sogra fatima e claro para meu pai SR:BENEDITO.
Fiquei contente em ver a matéria com o Assis Fortes, depois de mais de 30 anos. Deu uma saudade enorme dos tempos de Escola Técnica, quando aluno, via aquele cara legal, bem alto, animando a turma. Tempo bom, de uma turma de 40 alunos, no curso de Administração de Empresas e só eu de homem (um verdadeiro harém). Lá ia o professor fazer suas gozações. Até hoje guardo na memória seus exemplos, seu brilho nos olhos de professor. Parabéns pelo registro na net ao pessoal do site jornalesp. Esse cara espalhou muita riqueza por aí, refletida em seus alunos.
(David Fernandes, professor Associado da UFPB)
GOSTEI MUITO DO SEU LIVRO ‘COISAS DA VIDA.
ESTOU ESPERANDO A PROXIMA EDIÇÂO.
io tio tudo bem com vc aqui estamos bem graca a deus comdo cv vem por aquir
Olá, fiquei muito feliz com essa matéria, finalmente o reconhecimento chegou, que bom que ainda em vida, assim ele poderá colher os bons frutos que plantou.
Parabéns pela reportagem, e como desta família tão ilustre agradeço pro elevar o nome de nossa família com tão grandiosa homenagem ao meu tio.
Finalmente o merecido reconhecimento chegou, ele realmente batalhou muito para tal reconhecimento.
Assis Fortes um cidadão de honrada conduta.
Beijos tio e me espere, em breve eu também lançarei meu livro.
oi senhor assis fortes como estar fomos dia de finado para o interior .Lar estar tudo bem quondo vc aparece aquir estamos com saudade desse casal lindo abracos jose afonso fortes anapurus ma
PARABÉNS A ESTE TABLOIDE PELA REPORTAGEM SOBRE O MEU TIO, O PROSADOR, VERSEJADOR, CANTOR E COMPOSITOR ASSIS FORTES. EM 2007 PUBLIQUEI O CORDEL ASSIS FORTES – PIAUIENSE DE ESPERANTINA. E AGORA LEIO COM PRAZER MAIS UMA HOMENAGEM. A FAMÍLIA FORTES ESTÁ DE PARABÉNS. POIS ALÉM DE MEU TIO DEZENAS DE PROSADORES E POETAS EXISTEM EM NOSSA FAMILIA, SÓ A MINHA RAMIFICAÇÃO LIMA FORTES, EXISTEM VINTE.
ABRAÇOS A TODOS DO PIAUÍ.
ASSIS FORTES SOBRINHO(PROSADOR, VERSEJADOR, CANTOR E COMPOSITOR, XAMBIOÁ- TO. 63. 81270 9414.
Olá novamente! quero aproveitar um pouco do brilho do meu tio, para também divulgar meu livro. Acabei de publicar em uma biblioteca virtual, que permite o acesso de qualquer pessoa para ler gratuitamente os livros.
Acessem, leiam e divirtam-se com um gostoso conto infantil, de narrativa de fácil compreensão para todas as idades.
link: http://www.bookess.com/read/7788-o-sumico-de-mariana/
Obrigada pelo apoio.
Francisca Fortes