VIII Semana dos Povos Indígenas do Piauí acontece do dia 19 a 23 de abril
Com o objetivo de refletir sobre o processo histórico e atual do índio no estado, a Fundação Cultural do Piauí realiza pelo oitavo ano a Semana dos Povos Indígenas do Piauí. O evento acontece entre os dias 19 e 23 de abril, no Museu do Piauí – Casa Odilon Nunes e tem como tema: “Nativos Piauienses: Pré-história, Etno-história e Remanescentes Atuais”.
Vários pesquisadores da área irão estar presentes para discutir sobre os estudos mais recentes sobre o índio do Piauí num levantamento de sua pré-história, território ocupado, dando uma atenção especial a todo o processo colonial da região, de forma a reinterpretar os dados que se tornaram comumente conhecidos através de registros escritos sob a ótica do colonizador.
Entre os resultados desse verdadeiro redescobrimento da presença indígena no Piauí, a semana vem conseguindo trazer para o centro dessas discussões os próprios remanescentes. Ano passado, estiveram presentes na semana, representantes da etnia Cariri do município de Queimada Nova e, Tupi do município de Picos, assim, podemos também reinterpretar a história oficial do índio no Piauí, através de sua própria voz.
A programação do VIII Semana dos Povos Indígenas do Piauí iniciará com uma apresentação do grupo musical do Equador e México, InKa Azteca. Logo após a abertura oficial do evento a Profª Dra. Conceição Lage ministrará uma palestra sobre a “Pré-história Indígena Piauiense”, em seguida os alunos de graduação do curso de Arqueologia da Universidade Federal do Piauí irão apresentar um painel sobre grupos indígenas do Brasil.
No segundo dia da programação a Prof.ª Mestra Joina Freitas abordará o tema “Índios Tremembés” e logo em seguida a palestra será sobre “Cultura Indígena e o Cotidiano Familiar”, ministrada por Aliã Wamiri que é uma descendente Guajajara e graduanda do curso de Artes da UFPI.
Durante toda a semana haverá uma visitação guiada pelo Museu do Piauí. A VIII Semana dos Povos Indígenas estará aberta ao público e as inscrições para as palestras podem ser realizadas através do email: [email protected].
O evento é uma realização da FUNDAC com o apoio da Associação Amigos do Museu do Piauí, Universidade Federal do Piauí – Curso Arqueologia e Memorial das Nações Indígenas. Para mais informações o telefone para contato é 3221-6027.