Arte e CulturaEducação

Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça será lançado no Piauí

Genero e RaçaO Comitê do Programa de Pró-equidade de Gênero e Raça da Secretaria de Estado da Educação e Cultura lançará na próxima quinta-feira, (08), a IV Edição do programa, durante as comemorações pelo Dia Internacional da Mulher. Em 2011 foram premiados no Piauí com o Selo Pró-Equidade de Gênero a Eletrobrás, as Secretarias de Educação e Administração.

Segundo a coordenadora estadual do programa, Marta Lúcia Freitas, a SEDUC pretende continuar realizando trabalhos que beneficiem a todos, de maneira igualitária, oferecendo as mesmas possibilidades para homens e mulheres e respeitando as diferenças dentro da instituição.

“O Selo é o reconhecimento à organizações públicas e privadas que cumpriram, em quantidade e qualidade, ações relativas à promoção da igualdade de oportunidades e de tratamento entre homens e mulheres no ambiente de trabalho”, informa Marta Lúcia Freitas, coordenadora do programa no Estado.

O Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça

O Programa é realizado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República com o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da ONU Mulheres, com objetivo de promover a adoção e desenvolvimento de novas práticas para alcançar a equidade de gênero no mundo do trabalho e eliminar todas as formas de discriminação nas organizações públicas e privadas.

O Programa Pró-Equidade de Gênero responde ao II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (II PNPM) e suas ações estão previstas no capítulo 1º: Autonomia Econômica das Mulheres e Igualdade no Mundo do Trabalho com Inclusão Social.

Desde a sua primeira versão, em 2005, as adesões ao Programa Pró-Equidade de Gênero vêm crescendo. Das 122 empresas e instituições que se inscreveram 92 receberam o Selo. A primeira edição foi direcionada somente para empresas estatais do Governo Federal e contou com 15 adesões, das quais 11 receberam o Selo.

A partir da II Edição o programa ampliou a participação para as empresas e instituições públicas e privadas, em função dos resultados positivos apresentados. Nesta edição, 36 organizações se inscreveram, e 23 foram premiadas. A III Edição, lançada em 2009, contou com a participação de 71 organizações públicas e privadas, das quais 58 concluíram satisfatoriamente as ações e receberam o Selo em dezembro de 2010.

O Edital Público de lançamento da 4ª edição do Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça foi publicado no dia 17 de maio de 2011 no Diário Oficial da União (DOU) e na página web da SPM (www.spm.gov.br). Confira a programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher no www.seduc.pi.gov.br.

CCOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo