Forró de primeiríssima qualidade com Êita Piula no Boca da Noite desta quarta (14)
O Projeto Boca da Noite da Fundação Cultural do Piauí (FUNDAC) abre sua primeira temporada de 2010 com um grupo que já é referência dentro do cenário musical piauiense. Trata-se da banda Êita Piula, que, como o próprio nome sugere, bebe nas raízes da cultura regional extraindo ritmos tipicamente nordestinos desde os mais conhecidos do grande público como: xote, forró, baião, xaxado até aqueles originários do folclore local como balandê, samba de roda e congo, para citar apenas alguns.
A banda Êita Piula nasceu em meados de 2001 como produto da efervescência quintalesca do “Quintal dos Galvão” (Marquês/Teresina/Piauí), ambiente propício às criações artísticas que, há décadas, mobiliza pessoas em torno de atividades culturais com forte apelo popular.
O grupo é formado por Duda DI (voz e vocal), Diego Saraiva (violão e vocal), Kilson Nunes (contra-baixo e vocal), Alex Galvão, mais conhecido como “Kid Heavy”(zabumba), Mano Well(percussão e vocal), Caio (bateria) e Madão(cavaco e vocal), todos apaixonados pelo sertão e sua riqueza rítmica.
A banda já participou de várias apresentações acompanhando ou sendo acompanhada por grupos e artistas locais como o Grupo de Bumba-boi “Imperador da Ilha”; o Balandê/Baião de Monsenhor Gil; o Grupo Casca Verde do povoado Boquinha; o rabequeiro Pedro da Rabeca/MA e a sanfoneira Sebastiana de São Raimundo Nonato, numa interação enriquecida pela mescla de gerações e talentos.
Entre os eventos importantes realizados na capital, no interior e em outros estados, o Êita Piula marcou presença no: Festival “O Sertão Vai Virar Mar”; Festival “Artes de Março”, abrindo o show de Dominguinhos; 1º São João Nordeste em São Paulo, tocando com grandes nomes da música nordestina como Elba Ramalho; integrando a “Nação Piauí”, semana de arte e cultura realizada em Brasília com diversos artistas piauienses. Fora festivais como o Piauí Pop, Festival de Pedro II e no 2º Festival de Rabeca do Piauí, realizado ano passado.
Em outubro de 2006 gravam seu primeiro CD intitulado “Forró de Fundo de Quintal”. No ano seguinte, em novembro, gravam o DVD “Forró de Fundo de Quintal” em parceria com a TV Assembléia, através do projeto “Canta Piauí”.
A banda traz para o Boca da Noite um repertório com canções que retratam o cotidiano sertanejo, seu povo, linguagem, natureza, história, ritmos e crenças, prestando também homenagens a figuras que influenciam direta e indiretamente o trabalho do grupo, como Mestre Galvão, Maria da Inglaterra e Virgulino Ferreira, o Lampião.
O público pode esperar um show contagiante no Boca desta quarta, onde a alegria, a festa e a cultura regional serão prestigiados no seu melhor estilo.
O Projeto Boca da Noite é realizado pela Fundação Cultural do Piauí e tem como objetivo principal o incentivo e a divulgação da música piauiense, sendo realizado todas as quartas-feiras, das 19h às 21h, no Espaço Osório Júnior no Club dos Diários.
Colaboração: Catarina Santiago