Belezas piauienses são destaque em livro de fotografias na natureza
Com o objetivo de divulgar as riquezas naturais e culturais do Piauí, o fotógrafo André Pessoa dedicou vinte anos de vida profissional à produção de um surpreendente acervo de imagens que compõe o livro “A Natureza do Piauí”, a ser lançado no próximo dia 29 de março, no auditório do Museu do Homem Americano, na cidade de São Raimundo Nonato.
O livro será lançado ainda em Teresina, Brasília e São Paulo.
Através das fotografias, o livro mostra o patrimônio natural do Piauí que se diferencia pela variedade de paisagens, típicas dos biomas Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica, além da zona costeira e dos ambientes marinhos.
Além disso, o livro traz também imagens que mostram como a vida selvagem resiste e pode se tornar uma fonte de oportunidades quando se alia conservação e desenvolvimento econômico.
A motivação para a elaboração do livro veio da beleza e riqueza que o Piauí têm e é desconhecida.
“Depois de documentar as riquezas naturais e culturais do Piauí por vinte anos, descobri que o Piauí é um dos estados mais ricos do Brasil. A minha ideia é mostrar para o mundo inteiro toda a beleza e o seu potencial para o desenvolvimento”, afirma André Pessoa
Entre os destaques da obra, está o Parque Nacional Serra da Capivara, que abriga uma das maiores concentrações de pinturas rupestres do mundo, reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade. Mantido e estruturado para visitação a partir do trabalho de conservação e pesquisas da arqueóloga Niéde Guidon, os sítios arqueológicos do Parque se juntam à beleza da Caatinga ali protegida.
No Cerrado piauiense, o desafio está na conservação das águas, especialmente, as fontes que nutrem o Rio Parnaíba, um dos mais importantes do Nordeste, responsável pelo abastecimento de cidades e da produção agrícola. O Delta do Parnaíba, único em mar aberto das Américas, também esta listado no livro, por ser um refúgio de manguezais, dunas e praias que proporcionam cenas como as revoadas dos guarás e o banquete dos macacos em busca de apetitosos caranguejos.
O livro traz um novo olhar para o Piauí e homenageia de forma especial os personagens que dominam o conhecimento sobre a natureza e são indispensáveis às pesquisas científicas, aos esforços de conservação e ao trabalho fotográfico do autor.
Ascom