Batalhense contemplado com o Projeto Mais Cultura recebe financiamento do BNB em Esperantina
O batalhense Francisco das Chagas Pereira Gomes que reside no povoado Cacimbas , no município de Batalha-PI, foi contemplado recentemente com o financiamento não reembolsável no valor de R$ 10.668,79 (já descontados os impostos) destinado ao projeto: OFICINA DE TEATRO E DE DANÇAS POPULARES “COMUNIDADE TAMATERA”. O financiamento foi entregue por Jefferson Policarpo Craveiro Gomes, Gerente de Negócios do BNB e pela Agente de Desenvolvimento da referida Agência, Cláudia Silva.
De acordo com Claúdia Silva, o Microprojetos para o Semiárido Brasileiro é a primeira edição da ação do Programa Mais Cultura e integra a linha de ação denominada Cultura e Economia.
“O objetivo deste Projeto é descentralizar a política de fomento da produção sociocultural e artística, possibilitando que artistas, grupos artísticos e produtores tenham incentivos para a realização de seus projetos na região do Semiárido Brasileiro (Região Nordeste e norte dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo”, falou a Agente.
Claudia Silva explica ainda que a ação prevê o financiamento não reembolsável de microprojetos culturais, nas áreas das Artes Visuais, Artes Cênicas, Música Literatura, Audiovisual e Artes Integradas, com foco para os jovens de 17 a 29 anos, como beneficiários ou protagonistas, residentes nos município do Semiárido Brasileiro.
Outra informação repassada pela Agente de Desenvolvimento é a de que o projeto visa realizar oficinas de teatro e de dança populares, que valorize as tradições regionais e as festividades. Segundo o projeto contemplado a oficina será sistemática, durante o ano todo com encontros à noite três dias por semana. Um sábado por mês será apresentado ao público uma amostra do trabalho que está sendo desenvolvido, dando a oportunidade aos participantes para se familiarizarem como a platéia, e contribuindo para sua formação.
Parcerias
A ação Microprojetos para o Semiárido Brasileiro é uma realização do Ministério da Cultura através da Secretaria de Articulação Institucional (SAI) e da Fundação Nacional de Artes (Funarte). Tem como parceiros o Banco do Nordeste do Brasil S/A (BNB), o Instituto Nordeste Cidadania (INEC), os órgãos estaduais e municipais de cultura dos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
O BNB formou convênio com o Instituto Nordeste Cidadania para realizar o desembolso dos prêmios através de sua rede de agências, presentes nos 11 Estados contemplados, mediante cheques administrativos e depósitos em conta bancária.