Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem até o próximo dia 28 desse mês, para fazer a “prova de vida”.
O procedimento é obrigatório para todos os beneficiários, e o não cumprimento pode resultar na suspensão do benefício.
Inicialmente o prazo iria até 31 de dezembro de 2017, mas o período foi estendido por conta do alto número de pessoas que não fizeram a comprovação. De acordo com o Instituto, cerca de 3,2 milhões de aposentados e pensionistas ainda não realizaram a prova de vida.
A comprovação pode ser feita no próprio banco onde a pessoa recebe o benefício por meio de apresentação de documento de identificação com foto, não sendo necessário o comparecimento a uma agência do INSS.
Quem não tem condições de ir até a agência por motivo de doença ou dificuldades de locomoção tem a opção de comprovar que está vivo por meio de um procurador que deve ser cadastrado no INSS. Segundo o portal Veja, quem mora no exterior pode realizar o procedimento por meio de um procurador, documento emitido por consulado ou formulário específico.
Para obter mais informações o segurado pode ligar na central do INSS por meio do número 135.
ENQUANTO ISSO… SERÁ QUE NESTA AGÊNCIA DO INSS DAQUI JÁ SE FAZ PERÍCIA MÉDICA OU SERÁ QUE AS PESSOAS CARENTES AINDA TEM QUE VIAJAR E PAGAR DO PRÓPRIO BOLSO PARA RESOLVEREM SUAS PENDÊNCIAS EM OUTRAS CIDADES?POIS GASTAR TANTO DINHEIRO NUMA AGÊNCIA DESTAS QUE SÓ SERVE PARA AGENDAR ATENDIMENTOS, QUE PODE SER FEITO POR TELEFONE, ACOMODAR APADRINHADOS E FUNCIONÁRIOS PAPEAR NÃO É MOLE PARA NÓS CONTRIBUINTES.