Antigos Prestadores de Serviços da Prefeitura de Esperantina buscam via Justiça seus direitos trabalhistas
Cerca de cinquenta (50) Prestadores de Serviços da Prefeitura Municipal de Esperantina, tentam por meio de um grupo de advogados adquirirem seus direitos trabalhistas e até mesmo efetivação no cargo de servidor municipal.
Os Prestadores de Serviços muitos deles com mais de vinte anos de serviços na Prefeitura, podem sair a qualquer momento e, no entanto, estão passando suas declarações para através de seus advogados conseguirem seus direitos trabalhistas na Justiça do Trabalho com sede na cidade de Piripiri.
Os profissionais que estão a frente desse caso fazem parte do gescritório de advocacia do grupo de advogados Helbert Maciel com sede na capital Teresina.
Segundo o advogado do grupo, Igor Moura Maciel em declaração para a equipe de reportagem do jornalesp.com afirmou que todos os casos dos Prestadores de Serviços estão sendo analisado de forma individual, com o objetivo de detectar in loco quem tem ou não direito de permanecer a frente de suas funções no município.
“Com certeza todas essas pessoas no final do processo terão direito a uma verba trabalhista , agora nem todo mundo vai ter direito de ser efetivado, pelo que já analisamos aqui, de todas essas pessoas que estão dando entrada agora, talvez somente uns 2% terão direito de fato de serem efetivados”, disse o advogado.
Igor Moura explicou também que as ações serão a partir de agora redigidas e em seguida ajuizadas na Justiça do Trabalho e que juntamente com os outros seus colegas advogados vai tentar fazer com que as audiências possam ser realizadas no próprio município de Esperantina pela quantidade de pessoas envolvidas nesse caso.
Outra informação repassada pelo advogado é que tanto Ele como os seus outros dois colegas, só receberão algum pagamento financeiro no final do processo, caso realmente ganhe a questão na Justiça.
“O que os nossos clientes estão querendo na verdade é serem efetivados na Prefeitura, caso não consigam, vamos tentar pelo menos fazer com que os mesmos recebam os seus direitos previstos na constituição” falou o nobre advogado.
O advogado finalizou dizendo que todo o tramite do processo poderá levar até um ano para sair o resultado final.
O Prestador de Serviço Antônio Carlos Pereira Santos que há vinte e três anos vem prestando serviço para a Prefeitura Municipal de Esperantina disse para a nossa equipe de reportagem que começou trabalhando no município como gari, depois passou para trabalhar como carroceiro, e agora por último presta serviço como vigia e que só continua prestando serviço para a Prefeitura em função de que fez no passado um teste seletivo e que o mesmo tem prazo para se encerrar nos próximos meses e que a partir daí vai ficar desempregado.
Antônio Carlos disse que assim como os outros seus companheiros torce pelo menos para ser efetivado de vez no municipio.
Vale ressaltar que os Prestadores de Serviços receberam apoio do atual Vereador do municipio Paulo Afonso dos Santos, o popular Paulo Brasil.
O Vereador explicou que participaram da reunião os seguintes Prestadores de Serviços: Garis, Zeladores, Carroceiros, Vigias e outros tipos de funcionários.
A reunião com o grupo de advogados aconteceu na manhã de hoje, no plenário da Câmara Municipal Vereador Gilberto Aguiar Chaves.
]]>