Foi bastante prestigiada a solenidade de aniversário da 4ª Companhia da Policia Militar do 12º Batalhão da cidade de Esperantina. O evento contou com a participação de Prefeitos da região e até do Comandante do Policiamento do Interior – CPI, Coronel Luiz Gonzaga de Freitas.
Estiveram marcando presença também na solenidade vários vereadores municipais, o pastor Pastana da Igreja Assembléia de Deus, o teólogo e coordenador da entidade AMARE, João Alemão e tantas outras autoridades municipais.
No inicio da solenidade houve a apresentação da Tropa pelo Tenente Elton e em seguida aconteceu o Hasteamento do Pavilhão Nacional. A Banda Municipal Mestre Chico foi a responsável pela execução da Canção da Policia Militar.
Logo depois foi feita a leitura de todo o histórico da 4ª CPM / 12º BPM e em seguida a tropa de militares ao som da Banda Mestre Chico saiu desfilando pela Avenida Petrônio Portela sendo observado pelas autoridades e público presente.
Durante o seu discurso de abertura o Comandante da Companhia, o Tenente Luiz Gonzaga de Albuquerque Lima, disse que era um momento impar para os homens que fazem a Policia Militar da região dos Cocais e que era um dia de agradecimentos a Deus.
Luiz Albuquerque falou que ao chegar para comandar a corporação criou o Comando Tático dos Cocais – COTAC, que tem melhorado de forma significativa o combate da criminalidade na região.
Albuquerque aproveitou para relatar que através do seu comando foram recuperadas 56 motos que haviam sido roubadas na região.
“A Policia hoje está mais presente no meio da sociedade” disse o Comandante Albuquerque.
Albuquerque chegou a afirmar que já está a 1 ano e 3 meses a frente da corporação e que gosta é de trabalhar lado a lado com os seus subordinados e não dentro de gabinete.
“Ser policial Militar é uma dedicação e é por isso que quero aproveitar este momento para agradecer a todos aqueles policiais militares que passaram por aqui durante estes 34 anos de existência da corporação e que hoje se encontram na reserva mas que deram um pouco de si” falou Albuquerque.
Albuquerque finalizou o seu pronunciamento dizendo que tem uma meta a cumprir no comando que integra 14 municípios da região norte do estado como: a reforma do prédio do Quartel, a quadra poliesportiva, além da aquisição de uma nova viatura para a companhia.
Já o Comandante do Policiamento do Interior, Coronel Gonzaga Freitas, disse que assim como o comando de Esperantina fazia 35 anos de existência Ele próprio fazia também 35 anos que exercia a função de militar na honrosa e brilhosa Policia Militar do Piauí.
Coronel Gonzaga enalteceu o trabalho dos homens da Policia Militar que realizou um excelente trabalho durante o período do Carnaval oude foi reduzido de forma significativa o índice de violência no estado.
O Comandante chegou a afirmar que o município de Esperantina é considerado um município muito pacato e feito de pessoas trabalhadoras e educadas.
Finalizou o seu discurso solicitando um maior empenho dos Policiais na defesa dos idéias de segurança da sociedade.
O Prefeito Francisco Limma da cidade de São João do Arraial, aproveitou a ocasião para parabênizar todos os policiais que fazem parte da corporação.
Segundo Limma é um grande reconhecedor do trabalho que vem sendo feito pelos Policiais no que se refere a segurança nos municípios que fazem parte do aglomerado 3 da região do Território dos Cocais.
Chico Antônio Prefeito de Esperantina durante o seu pronunciamento parabenizou o empenho do comandante Luiz albuquerque que vem comandando com muita maestria a corporação e aproveitou para agradecer ao trabalho dos policiais durante as festividades de carnaval.
De acordo com o prefeito o projeto de reforma do prédio do quartel, bem como da recuperação da quadra de esportes e da aquisição de uma nova viatura tem o seu apoio. Segundo Chico Antônio já esteve pessoalmente conversando com o governador a respeito destes casos.
O prefeito Chico Antônio finalizou o seu discurso parabenizando todos os policiais que estavam presentes especialmente os antigos policiais militares que estão atualmente na reserva e que desenvolveram também as suas funções enquanto militar da ativa, a exemplos dos policiais: Nunes, Araujo, Cristino e Divino.
Logo após o encerramento dos discursos foi servido um farto coquetel aos presentes:
Confira toda a cobertura da solenidade:
Na minha opinião os policiais militares não tem nada o que comemorar, pois a criminalidade em nossa cidade de Esperantina está muito elevada. Onde ocorre vários assaltos a mão armada, assassinatos, jogos de azar, motoqueiros andando como loucos nas vias públicas, carros de som infringindo a lei do silêncio, princilpalmente nas imediações da praça Leônidas Melo, onde telefone 190 e o do quartel 3383-1122 não funcionam. E o comando tático fica só passeando pelas ruas gastando gasolina, paga pelos imposta da população e ocorrendo tudo isso em nossa cidade. Então é isso que deve ser comemorado?