O estudante joaquimpiriense, Ismael de Carvalho Silva, recebeu na manhã de hoje (04/09), a medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP, de 2017.
Em tempo o jovem estudante cursa atualmente o Ensino Médio na Unidade Escolar José Mendes Vasconcelos naquele aprazível município.
A cerimônia de premiação foi realizada na Universidade Federal do Piauí e contou com a participação dos Reitores da UFPI e UESPI, o professor José Arimatéia Lopes e Evandro Alberto de Sousa, além da secretária de educação Leda Maria Correia de Miranda Silva, da professora Analice Gomes e Doroteia Cardoso.
Com a conquista da medalha, Ismael soma duas medalhas na competição. Em 2017, o aluno que sempre estudou em escolas públicas, foi premiado com o bronze na OBMEP de 2016, representando o município e também a Unidade Escolar Mariana Fortes Vasconcelos, que fica localizada na zona rural de Joaquim Pires.
De acordo com a secretária de educação do município Lêda Miranda, Joaquim Pires tem sido bem representado através dos alunos, estando em todas as edições da OBMEP. Nesta edição, além de Ismael, também foi premiada a Unidade Escolar Luís Rodrigues com um kit de livros.
A OBMEP foi criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área. É um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
A Olímpiada visa incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional, integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, institutos de pesquisa e com as sociedades científicas e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
Por João Victor