A Polícia Federal prendeu na última quinta-feira (15/03) a jovem Nayra Veloso, amiga de Fernanda Lages, por entender que ela está faltando com a verdade com relação à morte da estudante, ocorrida em agosto de 2011.
Segundo apuração da Polícia, Nayra Veloso passou da condição de testemunha para suspeita, pois a jovem estaria omitindo algo essencial às investigações.
O 180graus ouviu alguns advogados da área criminal sobre a prisão de Nayrinha, como é mais conhecida.
NAZARENO THÉ
Experiente na área criminal e um dos mais conceituados advogados do meio, Nazareno Thé avaliou a prisão da jovem. Segundo ele, tudo ocorreu dentro da legalidade.
“Foi uma prisão de forma legal. Afinal partiu de uma ordem judicial e ordem tem que ser cumprida. É uma prisão temporária e que pode ser prorrogada. Se a polícia entendeu que ela estava dificultando as investigações, é perfeitamente legal pedir a prisão da pessoa”, afirma o criminalista.
JOSÉ MARIA DE ARAÚJO COSTA
Já o advogado José Maria explicou que a prisão é legal durante os cinco dias pedido na ordem judicial.
“No entanto, se após estes dias a jovem permanecer na prisão sem um pedido de prorrogação, aí sim, se torna ilegal. Inclusive o pedido para prorrogar a prisão deve ser bem fundamentado pelo juiz, é um dos pré-requisitos estabelecidos no novo Código de Processo Civil”, relata o advogado.
ALEXANDRE NOGUEIRA
O advogado Alexandre Nogueira também confirmou que a prisão de Nayrinha foi legal.
“Se a polícia entendeu que ela estava dificultando o trabalho, tem todo embasamento para pedir sua prisão. É tudo dentro da lei”, complementou Alexandre Nogueira.
LUCAS VILLA
A reportagem do 180graus tentou falar com o advogado da família Lucas Villa, mas este não foi possível.
O CASO
Nesta sexta-feira (16/03) o promotor Ubiraci Rocha esteve na imprensa comentando sobre o caso. O promotor fez duras críticas ao aparelho de segurança do estado. Segundo ele, a forma como a polícia do Piauí agiu nas investigações é de um amadorismo sem igual.
“Cometeram muitos erros. Erros primários, como por exemplo, deixar que a policial que interpretou Fernanda Lages passasse bem próximo onde Nayrinha, um homem e Fernanda Lages ficaram em frente à obra, o que atrapalhou as investigações agora. Se a PF concluir as investigações e não apontar algo concreto, é tudo culpa da polícia do Piauí, que agindo como agiu, não serviu à sociedade piauiense”, desabafou Ubiraci Rocha.
Fonte: 180 Graus