O acusado de matar o estudante Elias Gomes dos Santos Júnior, 14 anos, foi condenado a 20 anos de reclusão e 13 dias-multa. Matheus Henrique Ferreira da Silva, que está preso há cinco meses, cumprirá a pena em regime inicialmente fechado.
Na decisão judicial consta que o jovem foi morto após reagir a um assalto. O objeto do roubo: um aparelho celular.
A sentença é do juiz Carlos Hamilton Bezerra Lima, titular da 1ª Vara Criminal de Teresina.
“A autoria e a materialidade estão devidamente comprovadas pela confissão do acusado, corroborado pelo depoimento da testemunha […] ficou evidenciado que o acusado se aproximou da vítima […] portando faca, anunciou o roubo e exigiu a entrega do aparelho celular da vítima. Esta, inconformada, reagiu e começou a perseguição ao acusado. Incontinente, este se voltou contra a vítima e lhe golpeou na região do tórax e empreendeu fuga”, considerou o juiz na sentença. O crime ocorreu em novembro de 2017.
Matheus Henrique foi condenado pelo roubo qualificado pela morte (latrocínio). Para definir a pena, o juiz levou em consideração, entre outros motivos, a obtenção do lucro fácil com a subtração do aparelho celular e as consequências do crime como a morte e a dor ocasionada na família da vítima.
O julgamento ocorreu em março deste ano e a decisão proferida no fim do mês de maio.
Acusação e a defesa ainda podem recorrer da sentença.
Graciane Sousa