As fortes chuvas que vêm incidindo em Barras nos últimos dias provocou o rompimento de um açude no município, que fez com que muitos moradores saíssem de suas casas. Alguns moradores no entorno da obra que fica na localidade Barreiros do Alcides foram prejudicados por causa desse rompimento. Moradores que ficavam a cerca de 12 quilômetros do local foram afetados e tiveram que sair das suas casas.
Eles pedem providências e relatam que foi feita, há pelo menos 20 dias, uma avaliação pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Piauí (Crea-PI) no local.
Conforme explica o morador, que também é ex-vereador em Barras, Alcides do Rego Lages Filho, o açude já estava há muito tempo em más condições e que reclamações já tinham sido feitas anteriormente cobrando ações. “O açude fica localizado a cerca de 28 quilômetros de distância da sede e é preciso mais atenção. Agora só rompeu uma parte e já deixou muitos prejudicados”, contou o morador. Ele relatou que a situação na região é de calamidade pública.
Alcides reforça que muitos comerciantes foram prejudicados pelo rompimento da obra e que eles estão desolados. “Tinha uma casa onde a dona tem uma filha portadora de deficiência e ela teve que sair as pressas e sem muita ajuda já que o marido dela trabalha no sul com corte de cana”, comentou. Lages disse que assim como essa família muitas outras tiveram que sair de forma urgente para que o desastre não fosse maior. O rompimento aconteceu na quarta-feira (18), mas foi parcial. Entretanto, de quinta para sexta-feira choveu 14 horas sem parar no município, o que aumenta o pânico dos moradores da redondeza do açude.
Como o local ainda sofre risco os moradores pedem uma maior atenção para que esse problemas não aumentem ainda mais. De acordo com o morador, a estrada que dá acesso ao Barreiro está cortada. trada que dá acesso ao local é de péssima qualidade e torna mais difícil ainda a chegada a localidade, e assim como o açude que precisa ser reformado, a estrada também está liquidada. Assim não tem condições”, fala Lages. Ele relata que já fez denúncias anteriormente, mas que nada foi feito para mudar a situação da infraestrutura da localidade, onde ele também possui imóvel.
“A preocupação agora é que com a continuidade da chuva os problemas continuem e o restante do açude possa romper totalmente”, reiterou. Seu Alcides disse ainda que a vistoria feita pelo Crea teria constatado sua reclamação. O relatório da entidade ainda não foi divulgado.
Previsão de mais chuva para o município
O prefeito de Barras, Francisco Marques, está preocupado com a situação da cidade após as chuvas. Muitas estradas que dão acesso à zona rural estão cortadas por conta do rigoroso inverno na região. Nesta sexta-feira, ele visitou as estradas para verificar in loco a situação e, segundo ele, não ficou nada satisfeito com o que viu. Além das estradas, cinco casas já foram destruídas pelas águas. A previsão meteorológica do site Climatempo para o sábado é de sol com muitas nuvens durante o dia. Período nublado, com chuva a qualquer hora. No domingo não chove.
O prefeito declarou que está fazendo um relatório a ser enviado para a Defesa Civil do Estado, comunicando a situação atual do município. “Estamos fazendo um levantamento da situação atual da cidade, mas o que verificamos foi que muitas estradas estavam cortadas devido ao município ser uma área bastante irrigada, cortada por vários rios. Vamos levar o relatório para a Defesa Civil”, destacou Chico Marques.
Veja outras imagens do local abaixo: Com informações do blog de Barras]]>
Eu quero saber onde é que o chico marques comprou essa camisa de bola, que eu quero comprar uma. ê bucho monstro.