A primeira seção do ano de 2010 da Câmara Municipal, José Sales Dias, da cidade de Esperantina, teve inicio na noite da última sexta-feira (05), e foi marcada pela discussão entre os Edis, tanto da oposição como da situação que representam a população esperantinense.
Dos noves vereadores da casa somente compareceram oito o único faltoso no primeiro dia de seção, foi o advogado Régis Carvalho Sampaio, os demais vereadores: Jânio Ferreira de Aguiar – PSB, José Machado de Sousa – PTB, Luis Ferreira (Luis Ana) – PT, Luzinete Ribeiro de Aguiar – PR, Cícero Medeiro Filho – PRB, Paulo Afonso dos Santos Sousa, Paulo Brasil – DEM, Antônio Aristides de Carvalho – Tote – PMDB, Manoel Araújo da Costa Filho – PT estiveram presentes na seção que teve um público muito inferior ao normal do que ocorreu em outras seções do ano passado.
O Vereador petista Luis Ana, durante o seu discurso chegou a afirmar direto da tribuna que Esperantina se transformou em um verdadeiro canteiro de obras.
Luis Ana disse também que inúmeras localidades do município de Esperantina, a exemplo, da Chapadinha, Mariquita, Cajui, Propósito e Limpeza, estão sendo agraciadas com o Programa Luz para Todos do Governo Federal.
“Até setembro deste ano nenhuma residência do município de Esperantina vai ficar sem ter energia elétrica” emendou o vereador.
O Vereador Paulo Brasil, ao se pronunciar falou da conquista do trator adquirido recentemente pela Associação de Ovinocaprinocultores de Esperantina – AOVICAPRE. Segundo Paulo Brasil a conquista do trator chegou a durar em torno de 19 meses.
Paulo Brasil chegou a afirmar também durante o seu discurso que a Política chega a ser apenas um jogo de interesses.
“Quer dizer se Eu for na Prefeitura pedir um óleo para abastecer o trator Eu estou me vendendo, se Eu for na Prefeitura pedir para hospedar um professor do SEBRAE, quer dizer que Eu estou me vendendo, se tudo isso que Eu estou fazendo é se vender Eu não entendo mais nada” declarou Paulo Brasil.
Tote Aristide, iniciou o seu pronunciamento dando as boas vindas aos novos vereadores, Manoel Filho e Cicero Medeiros e disse discordar do vereador Luis Ana com relação dizer que Esperantina se transformou em um canteiro de obras. Segundo Tote Aristide não se pode afirmar que Esperantina é um canteiro de obras enquanto tem Bairros da cidade que está faltando tudo.
já a Vereadora Luzinete Ribeiro durante o seu discurso chegou a prostetar com relação ao aumento nas cobranças dos impostos cobrados atualmente pelo poder público.
“Até para morrer em Esperantina a prefeitura cobra licença do morto” disse a Vereadora.
“A cobrança desses impostos a culpa não é dos prefeitos não, e sim, a culpa, é da maioria dos Vereadores desta casa que aprovaram este projeto imoral”, disse a parlamentar.
Segundo a Vereadora o que entrou de dinheiro neste ano na Educação e na Saúde de Esperantina não é brincadeira, mas que precisa ser mostrado para o povo.
“Isto é muito estranho e vem passando de governo para governo sem um pingo de transparência” exclamou a Vereadora.
Manoel Filho iniciou o seu pronunciamento falando da alegria em está retornando aquela casa.
O Vereador aproveitou para enaltecer o trabalho do Presidente Luis Inácio Lula da Silva com relação ao Programa Luz para Todos que está beneficiando centenas de pessoas da Zona Rural de Esperantina.
Manoel Filho disse que o prefeito Chico Antônio vem dando um show de administração e isto está deixando os oposicionistas inquietos.
“Tem gente que vê um simples cisco e diz que é uma grande sujeira e dá mesma forma é alguns políticos de Esperantina que estão vendo o prefeito fazendo obras e acabam não enxergando direito, aí não dá para entender” declarou Manoel Filho.
Manoel Filho chegou a dizer que os salários estão a 13 meses rigorosamente em dias e que a folha de pagamento do município é de R$ 1.100.000,00 reais.
O Presidente do Legislativo municipal Jânio Aguiar, durante o seu discurso deu as boas vindas aos colegas vereadores e pediu muita paz para todos.
Jânio Aguiar aproveitou o seu pronunciamento para parabênizar o atual Secretário de Saúde do município Francisco Machado Santana pelo novo cargo e disse que o mesmo era um homem privilegiado porque o partido presidido por Santana tinha galgado nos últimos dias quatro grandes secretarias da atual administração.
Jânio Aguiar fez questão de enumerar as quatros Secretarias e seus respectivos Secretários, que o Partido Republicano do Brasil – PRB conseguiu:
Secretaria de Saúde – Francisco Machado Santana;
Secretaria de Assistência Social – Domingos Luis;
Secretaria Municipal de Empreendedorismo – Patrocolo Silveira;
Francisco das Chagas Oliveira – Timtim – Controladoria do município.
Jânio Aguiar finalizou o seu discurso afirmando que o prefeito Chico Antônio faria o seu pronunciamento somente na seção deste sábado.
esse medeiros so presta e pra conversar agua o prefeito estar tirando o direito do povo que escolheu seus representantes e o prefeito colocou outros ate o medeiros que tirou 230 votos ja e vereador se eu soubesse ate eu seria candidato.junior.
gostaria de saber qual o projeto em andamento e qual projeto que esta funcionando em Esperantina de algum desses vereadores e qual o serviço social, creche ou coisa do tipo que algum desses ai tem em mente… ou será que estao so gastando o dinheiro em beneficio próprio.
Nobre reporter, aproveitando o inicio das aulas faça uma reportagem contando da marginalidade que assombra a U. Escolar Estado da Paraíba. Os funcionarios dessa escola trabalham com medo, pela frequencia constante de usuarios de drogas por lá. A policia sabe e não faz nada.
Será que o cidadão não pode mais estudar e Trabalhar? Deve ficar a merce da criminalidade?
Onde está a policia que não faz rondas e não passa por lá?
A Unidade Escolar Estado da Paraiba pede apenas segurança para poder iniciar seu ano letivo.
A MAIORIA TEM RABO PRESO, PROCURE A FICHA DE TODOS E IRÃO VER ALGO EM CADA UM…A RESPORTA É COM A POPULAÇÃO…
esse Medeiros é um verdadeiro cãncer na politica, o povou decidiu nao colocar ele na camara, mais o senhor prefeito resolveu ir contra os direitos da população…lamentamos prefeito sua atitude de ir contra os interesses do povo