Foi realizada na noite da última quarta-feira (09), no auditório da Casa São Vicente, a abertura oficial da “VI Conferência Municipal de Saúde” de Esperantina. O evento contou com a participação do prefeito municipal Chico Antônio, médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, usuários e populares em geral.
A VI Conferência finalizou nesta quinta-feira (10) e teve como tema principal, “Saúde e Qualidade de Vida: Política de Estado e Desenvolvimento”.
O atual secretário municipal de saúde Francisco José Lima Silva, abriu a Conferência dizendo do esforço que vem realizando no sentido de melhorar o quadro da saúde no município.
Segundo o secretário 90% da população chega a ser usuário do SUS o município.
Francisco Silva declarou ainda que a saúde é um serviço gratuito em que a maioria da população tem acesso aos postos de saúde existente no município.
O Secretário chegou a afirmar em público que falta muita comunicação entre as Secretarias Municipais e que esta deficiência deve mudar.
“Devemos ampliar o papel do conselho municipal de saúde, bem como, também implantar os serviços de ouvidoria do SUS no município”.
O secretário finalizou o seu discurso agradecendo a presença de todos e aproveitou para desejar sucesso nos trabalhos da Conferência.
O prefeito municipal Francisco Antônio de Sousa Filho, iniciou o seu pronunciamento parabenizando a organização de toda a equipe da saúde pelo sucesso obtido durante a realização das 14 pré-conferências.
Chico Antônio falou da parceria entre o Hospital do Estado e a Secretaria de Saúde do município. Segundo o prefeito esta parceria precisa ser cada vez mais unificada.
“O objetivo maior desta Conferência é que cada um dos participantes possam está dando a sua contribuição para o melhoramento da saúde do município” disse o prefeito.
Segundo Chico Antônio desde que assumiu os destinos do município sabe aceitar as criticas e que muitas das vezes através delas é que consegue consertar e melhorar os erros.
Chico Antônio falou que quando assumiu o governo encontrou apenas 3 equipes do PSF funcionando e de forma precária no município e atualmente está com dez equipes funcionando dentro do município e os indicadores apontam que a saúde tem que ser melhorada muito mais ainda.
No final do seu discurso Chico Antônio assinou o convênio para a compra de uma ambulância no valor de R$ 100.000,00 reais em parceria com o Governo do Estado.
Durante a solenidade foram entregues também de forma simbólica cinco kits de equipamentos para alguns Agentes Comunitários de Saúde.
Na oportunidade o médico Fabiano Lima atual Diretor do HEJH, considerou como um importante dia para toda a população do município.
Segundo o Diretor embora se faça muito pela saúde, ainda é muito pouco para quem necessita dela.
Fabiano Lima chegou a declara que reconhece que o HEJH, também tem dificuldade, mas espera que com a participação da população e dos profissionais da saúde engajados com a coisa a pública possam a vir a melhorar cada vez mais futuramente.
Já o coordenador da entidade AMARE, João Alemão, iniciou suas palavras falando do esforço em que o prefeito Chico Antônio vem realizando no sentido de colocar a cidade nos eixos.
João Alemão, muito emocionado chegou a dizer que Esperantina para ser uma cidade da esperança é preciso que a sua população realize um esforço em conjunto para melhorar a situação da qualidade de vida principalmente das pessoas que se encontram abandonadas em cadeiras de rodas ou até mesmo morando em casas de palhas.
O Alemão aproveitou para contar a situação em que vive o aposentado e postador de necessidade especial Antônio Lisboa.
De acordo com João Alemão teve enfermeiro tanto do HEJH, bem como do PSF, que tiveram nojos de fazer curativos em Antônio Lisboa.
Dogival Carneiro atual presidente do conselho municipal de saúde parabenizou o prefeito Chico Antônio pela realização da Conferência e disse que esta seria uma forma de avaliar a Conferência anterior e dá diretrizes do que será feito daqui para frente.
O médico e Conferencista Francisco Pedrosa disse da sua satisfação em está participando do evento e foi enfático em afirmar que saúde deve ser tratada com seriedade e não com deboche.
O Vereador Luis Ferreira, o popular Luis Ana disse durante o seu pronunciamento que já participou no passado de várias Conferencias e que o resultados de todas não saiu do papel e que os resultados da VI Conferencia possam realmente serem colocados em práticas.
Vale ressaltar que no final da solenidade de abertura da Conferência o enfermeiro do Bairro Batista de Amorim, Geraldo Davi usou o microfone da solenidade e discordou das palavras proferidas pelo coordenador da AMARE, João Alemão no que se refere ao atendimento ao aposentado Antônio Lisboa.
Segundo o enfermeiro, declarou que João Alemão mentiu e que por diversas vezes visitou o enfermo.
[nggallery id=366]
VALEU JOÃO ALEMÃO, ASSISTI SEU DEPOIMENTO E LHE DEI TOTAL APOIO. ESPERANTINA PRECISA ACORDAR. SEI QUE OS GESTORES SEMPRE TENTAM FAZER O MELHOR, MAS SE NÃO TIVER PESSOAS OBSERVADORAS COMO VC, ATENTAS A CERTAS INJUSTIÇAS, O PODER PÚBLICO ENCONTRARÁ OUTRAS PRIORIDADES….
ÀS VEZES É PRECISO UM SUSTO DESTES PARA ACORDAMOS PARA A REALIDADE….
também gostei do que falou o joão alemão,mas além de casas de palhas; tem também os que nem casa de palha têm,como o sr.Francisco que a muito tempo mora no depósito de DOCUMENTOS dos funcionários públicos que fica ao lado da Câmara Municipal e o que fizeram até agora para ajudar aquele pobre homem e também para preservar os nossos documentos que ficam lá pegando poeira e fumaça do fogo que o morador faz lá dentro?…
SEI QUE J.ALEMÃO SE PREOCUPA COM BEM ESTAR DE SUAS CRIANÇAS,MAS NO MEU PONTO DE VISTA ,ACHO QUE ESSE ENVOLVIMENTO EM QUERE AJUDAR SEU ANTONIO E UM CASA DE POLITICA,CONHEÇO SEU ANTONIO ELE ÑAO ESTAR ABANDONADO COMO ELE DISSE LÁ CONFERENCIA….
concordo em que o João alemão queira ajudar seu antonio mas discordo,do que ele fez na conferencia foi um barraco feio, foi antipatico abusado e muito anti-ético,se quer ajudar não precisa mostrar para os outros que esta ajudando.
Geraldo sou seu amigo,já trabalhei com voçê em Campo maior,e sei que voçê e um profissional exelente e uma pessoa muito boa,e tenho certeza que jamais se recusaria de fazer um curativo,em um paciente,sou medico e ja presencie voçê atendendo casos mas graves e sei de sua capacidade.estou do seu lado como amigo e profissional…