Piracema é o nome dado ao período de desova dos peixes, quando eles sobem os rios até suas nascentes para desovar. Todos sabem disso, não há pescador que não conheça o termo piracema, mas mesmo assim, eles insistem em pescar nesse período. E por que não pescar? Ora, é mais inteligente esperar que os peixes reproduzam e num futuro não tão distante, haja mais peixes para alimentar mais pessoas do que pescar agora e diminuir a quantidade de peixes nas águas.
Dos ovos despejados nas águas, a metade servirá de alimento para os outros peixes, poucos poderão chegar até a idade adulta sem servir de alimento ou ser pescados pelo homem. Então, se for analisado, é melhor garantir mais peixes do que se aproveitar da vulnerabilidade deles para pescá-los agora, e no futuro, viver se reclamando da falta de peixes nas águas dos rios e lagos!
Há fiscais em Esperantina que estão garantindo por lei e em defesa dos peixes e da própria população, a proibição da pesca por meio de tarrafas, pois as mesmas conseguem pescar grande quantidade de peixes, pequenos, grandes, e o pior: em desova. Porém, mesmo com estes fiscais observando diariamente as margens do Rio longá e pequenos lagos, há ainda pessoas que esperam a saída dos mesmos para pegar os peixes que inclusive é possível de pegá-los somente com as mãos.
Há pessoas,que se declaram pescadores profissionais e que dizem viver da pescaria, recebem um salário na época da piracema por não poderem pescar, por ser ilegal, mas mesmo assim porque acham tão fácil pegar peixes agora, não se intimidam nem com a lei, nem com a fiscalização, muito menos com o risco de prisão.
E ainda que nada intimidem estas pessoas, utilizando-se de um bom senso todos sairiam ganhando, esperando só mais um pouco, afinal, quem é pescador, está assistido pelo salário de pescador nesses meses. E quem é amador pode aguardar também, mas bom senso é algo que falta de mais nos brasileiros!
Por Laís Mendes