Arte e CulturaGeralSociedade

34º Encontro Nacional de Folguedos será lançado dia 07

Balé Popular do Piauí O XXXIV Encontro Nacional de Folguedos será lançando nesta segunda-feira (07), às 19 horas no Club dos Diários. Durante o lançamento a Fundação Cultural do Piauí fará a divulgação da programação do evento, que terá entre as atrações a Mostra Nacional de Quadrilhas, shows musicais, seminário de tradições brasileiras e o Festival de Toadas de Bois.

Na oportunidade será realizado a abertura da Mostra de Artefatos da Cultura Popular, fazendo uma retrospectiva do percurso do Folguedos nos anos de 2003 até 2009. Várias fotos que mostram toda a diversidade cultural do evento ficarão expostas na galeria do Club dos Diários.

O lançamento do Folguedos também contará com a apresentação cultural do Reisado do Piauí – Mestre Severo e com o forró pé de serra do Trio Mandacaru. Na estrada desde 1983, o Trio Mandacaru é formado por Braga, na sanfona; Valdir, no zabumba; Bené, no pandeiro; e Toinho, no triângulo. O Trio Mandacaru tem no seu repertório de forró pé-de-serra, Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Flávio José, Jorge de Altinho, Alcimar Monteiro, entre outros, representando aquilo que há de mais genuíno na região Nordeste.

Durante o lançamento será servido um coquetel de comidas típicas do nosso Estado fazendo uma prévia de como será o evento que já faz parte do calendário piauiense.

O ENCONTRO NACIONAL DE FOLGUEDOS

Este ano o Encontro Nacional de Folguedos acontece nos dias 18 a 27 de junho na Vila Olímpica do Albertão. Onze estados já confirmaram a participação no evento: Piauí, com 32 municípios participantes, (Congo de Oeiras, Cavalo Piancó de Amarante, Coral de Vaqueiros de União), Bahia (Boi Simões Filho, Dança de São Gonçalo), Maranhão (Tambor de Crioula de Guimarães, Grupo Paixão Proibida, Boi Brilho da Terra), Pará (Moara de Belém, Grupo Uirapuru, Grupo Mapinguari, Cheiro do Pará), Sergipe (Samba de Roda), Paraíba (Xaxado Bandoleiros do Sertão, Xote e Baião, Pisada do Sertão), Rio Grande do Norte (Grupo Potiguar, Macambirais), Rio de Janeiro (Jongo de Pinheiral), Ceará (Grupo Chão de Estrelas, Txai Cia. De Dança), Tocantins (Grupo Indígena Xerente) e Pernambuco (Cabras de Lampião). Sergipe e Rio de Janeiro estarão estreando no evento.

Cinqüenta e cinco quadrilhas se inscreveram na Mostra Nacional de Quadrilhas tendo em média a apresentação de sete quadrilhas por noite. No Palco do Forró haverá toda noite uma banda de forró garantindo diversão para quem quer passar a noite dançando agarradinho.

Com uma média de 120 apresentações por noite o Palco Nacional contará com cerca de 180 grupos e violeiros. O palco das Tradições é o espaço dos violeiros, emboladores e do pé-de-serra arretado. Neste palco serão realizados também: os Festivais Sanfona de Ouro, Viola e Repente e, também, o Festival de Forró.

O Festival de Toadas de Bois mantêm vivo e preserva o modo de brincar piauiense. No ano passado, 23 grupos piauienses participaram do Festival que tem como objetivo valorizar esse importante segmento da cultura popular fazendo assim um resgate da cultura das toadas do bumba meu boi no estado. O festival de Toadas de Boi acontece dentro dos Folguedos nos dias 25,26 e 27 de junho com a média de 11 grupos por noite.

A culinária piauiense é outro atrativo que leva o público a visitar o Encontro Nacional de Folguedos. Cerca de 160 espaços são disponibilizados para a comercialização de comidas típicas. A organização do Encontro Nacional de Folguedos reserva ainda, entre as 20 barracas maiores, alguns espaços para turmas de universitários que estão se formando neste ano, de forma a proporcionar mais uma oportunidade para que esses estudantes universitários consigam captar recursos para viabilizar financeiramente sua formatura.

A movimentação em torno da comercialização de comidas e bebidas durante os Folguedos é um aspecto muito importante por gerar emprego e renda para inúmeras famílias que trabalham nesse ramo de atividade, pois toda a venda obtida pelos barraqueiros se reverte como renda direta para famílias inteiras mostrando como o evento repercute economicamente para a comunidade local.

Ano passado o Encontro Nacional de Folguedos recebeu 450 mil visitantes sem nenhuma ocorrência policial. O evento é referência no calendário brasileiro das festas juninas, sendo uma grande vitrine para as manifestações da cultura popular.

Colaboração: Malu Barreto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo