31 médicos voltam para Cuba
Trinta e um médicos cubanos que trabalhavam em municípios do Piauí no Programa Mais Médicos viajaram na manhã desta sexta-feira (23) de volta para Cuba.
Os profissionais embarcaram no aeroporto de Teresina e disseram que já estão sentindo saudades.
A coordenadora do Programa Mais Médicos no Piauí, Idvanir Braga declarou que são 102 médicos cubanos que atendiam no Estado. “Hoje são 31 que estçao indo embora. Os outros devem embarcar nos próximos dias”, declarou a coordenadora.
O secretário estadual de Saúde Florentino Neto, foi se despedir dos médicos cubanos no aeroporto de Teresina. Ele falou que impacto inicial é de que muitos pacientes da atenção básica vão que se deslocar de seus municípios para cidades onde existem hospital maiores.
O médico Luiz Cruz Ribeiro que atuava no município de Ribeiro Gonçalves afirmou que vai sentir saudades. Ele lembra que muitos dos pacientes que atendeu nunca tinham sido atendidos por médicos antes. “Eu estou indo embora triste, mas fizemos o que podemos”, contou o médico.
O médico cubano Juan Ramon Belo disse que se dependesse dele ficaria em Luzilândia, município onde trabalhava. “Eu já trabalhei em muitos países, mas no Brasil e no Piauí, as pessoas são muito receptivas e carentes. “Na campanha eleitoral, nós sabíamos que se Bolsonaro ganhasse nós iríamos ter que sair do Brasil. Vou embora muito triste e com saudades do Cuscuz”, declarou o médico.
A médica Aliana Tramço, médica cubano que trabalha em Elizeu Martins disse que vai triste para Cuba. “Gostei muito de trabalhar no Paiuí. Eu atendia pacientes com hipertensão, diabetes. Fomos recebidos muito bem. Fomos até homenageados em nosso saída”, afirma.
Fernando Lazo trabalhou no município de Bertolinha disse que o pacientes do Piauí ficaram surpresos porque ele atendia em suas casas e cuidava de pacientes com hiperensão e gestantes. “Eu vou embora muito triste. Acho que faremos muita falta no Piauí. Nós oferecemos um tipo de medicina que não tem aqui no Brasil”, relatou a médica.
PorEfrém Ribeiro