Esperantina sedia Curso de Flauta Doce
Dezenas de professores de várias cidades da região norte do Estado que abrange o Território dos Cocais estão participando do Curso de Musicalização de Flautas Doce. O Curso está sendo realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação e contou na sua abertura com a participação do Prefeito Municipal Chico Antônio e da equipe de coordenação do Projeto.
O Curso tem como objetivo principal alfabetizar musicalmente e ensinar professores a tocar a flauta doce, para que possam musicalizar crianças e adultos, contribuindo com futuros artistas e aproximando as pessoas da música. Trata-se de um programa de iniciação a formação de instrutores de flauta desenvolvido pela a Yamaha Musical do Brasil (programa sopro novo) através do Projeto Formando Hamelins, com a parceria do Ministério da Cultura, desenvolvido no Piauí pelo Instituto Cultural Santa Rita.
O Prefeito Municipal Chico Antonio disse ter ficado encantado com o Projeto da Flauta Doce. ” É impressionante como uma coisa tão simples mas que poderá está transformando uma simples criança em um grande profissional da música no futuro” disse o Prefeito.
Os participantes são professores efetivos que trabalham com educação infantil ou ensino fundamental. Cada participante receberá um kit sopro novo e certificado no final das capacitações que acontecerá no mês de janeiro e que tem uma carga horária de 80h/aulas.
Estão participando do Curso cerca de 40 Professores representando os municípios de Esperantina, Morro do Chapéu, Luzilândia, Madeiro, Campo Largo, Matias Olímpio, São João do Arraial e Murici dos Portelas.
O ministrante do Curso, o paulista Marcio Alexandre, falou da importância do ensino da Flauta no dia-a-dia da vida da criança principalmente do alunado com quem os professores terão a oportunidade de estarem repassando os conhecimentos adquiridos com o Curso.
Já a Professora Cleane Silva declarou que o Curso vem preencher um sonho antigo que tinha que era a vontade de aprender tocar um instrumento musical. ” A Flauta Doce é um instrumento belíssimo”, disse a Professora.
Veja alguns registros da abertura do Curso: