As novas instalações da Clínica Dermatológica do HGV foram inauguradas em outubro de 2008. Em menos de um ano, o número de atendimentos foi quadruplicado. “O nosso compromisso com a ONG PROBRASIL, que doou equipamentos para a Clínica, era de duplicar o número de atendimentos, no entanto, superamos todas as expectativas”, comemorou o secretário Assis Carvalho.
Antes da reforma, a média mensal de consultas ambulatoriais variava entre 200 e 300 pacientes. Somente no mês de junho foram atendidos 922 pacientes.
A Secretaria da Saúde investiu R$ 642.343.82 mil na reforma e compra de materiais permanentes. Os recursos foram provenientes de convênio com o Ministério da Saúde. A Clínica recebeu a cooperação da ONG Associação PROBRASIL, que doou 60% dos equipamentos para a Clínica. O projeto também envolve uma cooperação técnica entre o HGV, ONG PROBRASIL e o Instituto Lauro de Sousa Lima, de Bauru/SP (Referência Nacional em Hanseníase).
O diretor do HGV, Noé Fortes, também fala dos bons resultados obtidos. “A reforma criou um ambiente propício para que os profissionais desenvolvam as suas atividades de forma mais eficaz, portanto, a tendência era realmente o aumento do número de atendimentos. Hoje, com os equipamentos adquiridos temos mais tranqüilidade no diagnóstico dos pacientes, que caso precisem de uma atenção mais específica, o HGV dispõe de leitos cirúrgicos para a dermatologia”, explica.
A Clínica conta com uma equipe multiprofissional treinada para reabilitação cirúrgica, composta por dermatologista, cirurgião ortopedista, oftalmologista, reumatologista, eletroneurofisiologista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e enfermeiro.
A reforma do HGV continua. Até o final do ano, a Secretaria da Saúde deve entregar outras etapas da maior reforma pela qual o Hospital já passou.