Implantação da Fiocruz no Piauí é tema de oficina
O governador Wellington Dias e o secretário da Saúde, Assis Carvalho, participaram na ultima segunda-feira (06), da solenidade de abertura da 1ª Oficina de Planejamento para a implantação da Fiocruz no Piauí. O evento aconteceu no Metropolitan Hotel. O Encontro visa à construção do marco inicial de constituição da nova unidade da Fiocruz no Estado, promovendo a definição de sua missão e objetivos estratégicos.
Batizada de Fiocruz do Sertão, a unidade é resultado de uma solicitação do governador Wellington Dias junto ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão, no ano passado. A Instituição, que é reconhecida pela experiência na área de pesquisa, produção de medicamentos e capacitação de recursos humanos na área de saúde, terá trabalhos realizados também em solo piauiense. O valor para a instalação da Unidade está estimado em R$ 34 milhões.
“Teresina se tornou uma capital que é referência na área da saúde, mas também precisando avançar nas experiências em pesquisas. Uma base como essa da Fiocruz tem a capacidade de atrair pesquisadores de todo lugar”, ressaltou o governador.
Desenvolvidos nos estudos de doenças como o Calazar, poderão avançar com a implantação da Instituição no Estado. “Acreditamos que vamos conseguir as saídas para muitos problemas da Saúde no Piauí, uma delas é para o Calazar”, afirmou Assis Carvalho.
Além do Piauí, mais três Estados serão contemplados com a implantação da Instituição: Mato Grosso do Sul, Ceará e Rondônia. “Esse projeto obedece especificamente reduzir as grandes equidades de conhecimentos científicos e tecnológicos no país”, disse o diretor de planejamento da Fiocruz, Félix Rosemberg.
A Fiocruz vai realizar um concurso público nacional, com 1.900 vagas para profissionais atuarem na Instituição. Das vagas, 165 serão destinadas ao Piauí.