Arquivo Público comemora centenário com vasta programação
A Fundação Cultural do Piauí – FUNDAC e o Arquivo Público dão seqüência a programação das comemorações dos 100 anos do Arquivo Público do Piauí. Em 2009, o calendário anual do Arquivo Público do Piauí foi estruturado para comemorar o seu centenário, nesse sentido, organizou-se uma série de eventos – exposições, palestras, mesas redondas- tenso como principais metas a divulgação do acervo, o estímulo à visitação, possibilitando uma aproximação afetiva entre a sociedade piauiense e a sua história, consolidando uma imagem positiva do Arquivo, enquanto lugar de memória.
O arquivo público está situado em um prédio antigo que fica na esquina das Ruas Coelho Rodrigues e Rui Barbosa que recebe diariamente dezenas de pesquisadores. Seu acervo é mantido sob a guarda da Fundac e passa por processo de digitalização, tendo em vista o melhor aproveitamento desse material e a preservação de documentos raros sobre a história, a cultura, os negócios e anotações do Piauí desde os tempos da Província e até agora.
O calendário anual do arquivo público marca, para o próximo dia 9 (quinta-feira), a abertura da exposição 100 Anos de História do arquivo público do Piauí. Será uma programação completa que cobre todo o ano, como explica a diretora Terezinha Cortez.Segundo a diretora do arquivo público, além de uma série de eventos da programação, haverá ainda um café da manhã e entrega de homenagens. Tudo isso tem como objetivo a divulgação do acervo, o estímulo à visitação, possibilitando uma aproximação afetiva entre a sociedade piauiense e a sua história, consolidando uma imagem positiva do Arquivo, como lugar de arquivo.
No mês de julho, a programação consta para quarta-feria, dia 9, além da exposição, mesa-redonda História e Perspectivas, com os debatedores professora mestre Síria Emerenciana Nepomuceno Borges; professora especialista Terezinha Cortez; e professor mestre Alcebíades Costa Filho.
Para quinta-feira, dia 10, haverá uma mesa-redonda com o tema O Arquivo e a Pesquisa Acadêmica, tendo como debatedores o professor doutor Francisco Alcides Nascimento, o professor doutor Pedro Vilarinho Castelo Branco e o professor doutor Marcelo de Sousa Neto.
Para os meses de agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro estão previstas mais exposições com mesas-redondas incluindo temas como: acervo do executivo e pesquisa histórica, acervo do legislativo, acervo da hemeroteca com debates sobre revistas e jornais piauienses e fotografia como fonte histórica.