Projeto de contenção de enchentes do Rio Longa é debatido por autoridades em Esperantina
Várias autoridades políticas do Estado e do município de Esperantina estiveram reunidas na tarde da última sexta-feira (02), no plenário da Câmara Municipal de Vereadores discutindo sobre o Projeto de criação de um canal para o controle das enchentes do Rio Longa. Entre as autoridades presentes, o destaque foi para o vice-governador do Piauí e Coordenador Estadual do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, Wilson Nunes Martins.
O projeto foi apresentado em um data show, para as autoridades e populares pelo Diretor do Instituto de Desenvolvimento do Piauí – INDERPI, o engenheiro Norbelino Lira de Carvalho. Segundo o engenheiro a obra vai está orçada em mais de R$ 30.000,000,00 (trinta milhões de reais) e somente o projeto inicial custará em torno de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais) que será financiado pelo Governo do Estado.
Norbelino explicou que considera como sendo uma obra gigantesca e que será necessário a construção de uma pequena barragem, duas paredes de diques para o canal e uma ponte. De acordo com o engenheiro com a construção da referida obra o cidadão esperantinense ficará livre das enchentes e no trecho do canal poderá se criar até peixes para o consumo.
O vice-governador Wilson Martins falou da importância da obra para a cidade de Esperantina e disse que o projeto é de um canal único de dois mil e quinhentos metros só de comprimentos e que vai resolver em definitivo a situação das enchentes no município.
O Prefeito Chico Antônio durante o seu pronunciamento disse que a idéia inicial é encontrar projetos que resolvam os problemas da cidade.
“Se alguém tivesse a 20 anos atrás, feito projetos como o que estamos fazendo agora, com certeza, Esperantina não estava tendo estes problemas como tem hoje” declarou Chico Antônio.
O Diretor de Meio Ambiente, Elias Junior falou da sua preocupação com relação ao impacto ambiental principalmente no local onde será construído o canal.
A professora aposentada Iolanda Pires, que vai completar 80 anos de idade, disse que torce pela construção da obra o mais rapido possivel, até porque já teve a sua residência inundada pela águas das enchentes várias vezes.
Confira algumas autoridades e populares presentes na reunião: