Evento de lançamento do Território da Cidadania termina com boas expectativas
Terminou na tarde desta terça-feira (09) o evento de lançamento do Território da Cidadania dos Territórios dos Cocais com uma grande participação popular e excelentes expectativas por partes de seus participantes.
O evento que iniciou na manhã da ultima segunda-feira (08) nas dependências da Casa São Vicente, contou com a participação de gestores de várias cidades da região norte do estado, bem como também, representantes do Governo Federal e Estadual, além de várias lideranças comunitárias.
De acordo com a Articuladora Estadual da Secretaria do Desenvolvimento Territorial – SDT/MDA, Meirian Castro, o evento serviu para oportunizar e discutir ações relacionadas, a assistência social, programa luz para todos, ações do Banco do Nordeste e demais outras atividades relacionadas a capacitação em gestão, a exemplo de cooperativismo, educação e cultura.
Meirian explicou, ainda, que durante o lançamento foi discutido a deliberação de um projeto orçado na ordem de R$ 1.200,000,00 reais que vai contemplar as comunidades imbuídas no Território.
Nonato Almeida, gerente do Banco do Nordeste, falou que o evento se constituiu como um marco para a promoção do desenvolvimento sustentável do Território dos Cocais.
Segundo o gerente, o programa permite que a sociedade organizada participe dos projetos a serem implementados, priorizando, as atividades, nas áreas: sociais, econômicas e ambientais.
A vice-prefeita de Esperantina, Soraya Aguiar, que representou o Prefeito Chico Antônio no encerramento do evento, falou que foi um evento de grande importância em função de que a partir de agora será possível a sociedade tomar conhecimentos dos projetos e ações disponibilizados pelo Governo Federal, destinados para o Território.
De acordo com a vice-prefeita, os administradores municipais não podem mais reclamarem porque os recursos são grandes, só tem que serem bem aplicados.
Já a representante do Centro de Educação Ambiental da cidade de Piracuruca, Maria da Luz de Sousa, disse que a inauguração dos Territórios da Cidadania dos Cocais, foi um momento impar e que com certeza só vem melhorar a qualidade de vida da população.
Segundo a ambientalista este novo modelo vem articular as ações de infra-estrutura e educação, objetivando trazer resultados positivos para a população das comunidades pertencentes a este Território.
Inês Monção, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Esperantina – STR declarou que o evento serviu para discutir propostas de projetos produtivos, com capacitação e conscientização especialmente destinadas aos trabalhadores rurais.
Vale ressaltar que no final da solenidade de encerramento do evento os organizadores do encontro realizaram a distribuição de algumas lembranças e em seguida foi servido um farto almoço para os participantes presentes.
Confira a cobertura do evento:
[nggallery id=171]