CidadesGeralSaúde

Vítimas de Algodões têm novo referenciamento em Saúde

Secretário de Saúde, Assis CarvalhoAs vítimas do desastre em Algodões I, ocorrido na cidade de Cocal da Estação, no norte do Estado, que precisarem de atendimento de média e alta complexidade deverão ser encaminhadas para Piripiri e Teresina. A decisão foi tomada pelo secretário de Estado da Saúde, Assis Carvalho, que transferiu o referenciamento, que antes era do Hospital Estadual de Parnaíba, por conta do corte da estrada que isolou o município.

O secretário Assis Carvalho esteve ontem na cidade de Cocal, acompanhando pessoalmente os trabalhos da equipe de saúde que estão no local desde a noite de quarta-feira, 27, dia em que ocorreu o rompimento. São profissionais dentre pediatras, ortopedistas, cardiologistas, além de clínicos gerais e psicólogos, agentes de endemias, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos da Vigilância Sanitária. A equipe conta agora com helicóptero para atender e medicar as pessoas diretamente nas comunidades isoladas.

A maioria dos atendimentos feitos são de pessoas com hipertensão e dores de cabeça provocado pela tensão por conta dos acontecimentos. Também está sendo feito o atendimento psicológico.

Toda ação da Secretaria de Saúde está sendo feita em conjunto com o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar encarregados de levar as pessoas aos quatro pontos de atendimento onde a Saúde faz uma triagem e encaminha para o local mais adequado. Em cada ponto de atendimento, além dos profissionais, há duas ambulâncias e medicamentos.

Na quinta-feira, 28, a Secretaria encaminhou 50 mil unidades de medicamentos como antialérgicos, antibióticos, anti-hipertensivos e antifúngicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo