Esperantina fica de fora do vestibular da UAB
Segundo informações repassadas pelo atual Presidente do Departamento Acadêmico do Pólo de Esperantina – DAESP Paulo Rafael Martiliano da Silva, a Universidade Aberta do Brasil – UAB de Esperantina, está funcionando apenas com três cursos, que são: Administração de Empresas e Sistemas de Informação, pela Universidade Federal do Piauí – UFPI e Ciências Contábeis, pela Universidade Federal de santa Catarina – UFSC.
De acordo com Martiliano Silva , o natural é que houvesse renovação destas turmas com novos vestibulares, o que vem acontecendo em todos os pólos destas universidades, com exceção da cidade de Esperantina.
Rafael Silva relata que a UFSC lançou este mês seu vestibular contemplando 1.830 vagas em 22 pólos de apoio presencial. Já o Município de Esperantina ficou de fora por que na época de fazer a solicitação dos cursos, ainda na gestão do ex-Prefeito Felipe Santolia, e da ex-Secretária de Planejamento Marinalva Fortes perderam os prazos.
O Presidente declarou ainda que a UFPI acabou de lançar o seu vestibular para 2.500 vagas em 26 pólos de apoio presencial. Desta vez, Esperantina mais uma vez ficou de fora por que a Universidade julgou que a estrutura física do pólo não estaria adequada nem para os estudantes que já estão quanto mais para receber mais 200 estudantes.
Segundo, Martiliano durante sucessivas visitas do Professor, Dr. Gildásio Guedes ao pólo, a Prefeitura Municipal foi alertada da possibilidade de não haver vagas para Esperantina pela razão já relatada.
“Nós do DAESP também fizemos o que estava ao nosso alcance para que a Prefeitura fizesse os devidos ajustes, foi feito muita coisa, mas ainda não convenceu a equipe da UFPI”, relatou o Presidente.
Martiliano explica ainda que a UFPI, através do Professor Gildásio, garantiu que assim que o pólo estiver de acordo com as exigências do MEC, o edital será lançado nem que seja somente para a cidade de Esperantina. Quanto a UFSC, não há mais possibilidade de aderir.
“Agora é esperar um posicionamento do Prefeito Chico Antônio a respeito deste assunto. Esperantina não pode desprezar educação superior, ainda mais quando é gratuita e democrática”, falou Martiliano.
Maiores informações:
Aff. só faltava essa, em todos os municipios que tem a a Universidade Aberta vai ter vestibular, so não em Esperantina…ja ate imagino a desculpa esfarrapada…
Não sei não, mas eu acho que esse Paulo tá muito mal informado pra ser o nosso representante. Ontem o prefeito deu uma coletiva e explicou isso aí. E parece que a UAB daqui vai ter um vestibular só pra cá.
Vamos nos informar melhor antes de colocar a boca no trombone, pra não cometer mais essas gafes e fazer os estudantes passarem por mentirosos…
Acontece meu caro “Estudante” que informados nós estamos, nõa temos culpa, porém, se depois que a situação ganha corpo, os discurssos são mudados.
Um exemplo: CADE A LEI DE SUSTENTEBILIDADE DO POLO QUE DESDE O COMEÇO DO ANO ESTÁ COM A PREFEITURA???????
Através deste, me retrato do comentário antes feito por mim. O Paulo perece muito bem informado, afinal a notícia postada em nada difere da verdade, portanto, sem riscos de sermos chamados de mentirosos. Aliás esta não é uma denúncia, parece apenas uma informação repassada à comunidade.
Desculpas ao diretório e, principalmente, ao Paulo!