Geral

Triste realidade: Famílias expulsas de escolas são obrigadas a morar em meio a lama e fedentina

Familia expulsa da escolaVárias famílias de alagados que estavam abrigadas na Unidade Escolar José Nogueira de Aguiar em função de que tiveram as suas casas destruídas recentemente pelas últimas enchentes, foram obrigadas a se retirarem das dependências da referida escola na manhã deste domingo (24).

Como  não tinham outro local para se abrigarem, o jeito foi retornar para as suas casas de origem, embora, muitas delas não tenham a mínima condição e estrutura de se morar devido ao mal cheiro e um grande lamaçal que se formou durante as enxurradas.

Marcos Soares e a familiaSegundo o lavrador Marcos Soares da Costa pai de dois filhos, inclusive um de apenas dez meses de idade disse que simplesmente a Diretora da Escola e um rapaz da Defesa Civil chegaram e ordenaram que todos desocupassem a Escola porque segunda-feira teria que iniciar as aulas de qualquer jeito.

Marcos Costa lamenta que só pediram para que todos saíssem e nem ao menos encontraram uma solução para o caso deles.

Cigano, Ribamar Alves“Imagine, como é que nós vamos morar num lugar desse com uma criança desse tamanho gripada dormindo em cima de um monte de lama dessa”, declarou o lavrador.

Outro que ficou bastante aborrecido com o despejo foi o cigano Ribamar Alves que reside no Bairro Pedreira, pai de dois filhos e que a sua esposa está com poucos dias de operada considerou como Cigano Ribamar e a familiauma injustiça muito grande e a falta de amor com as pessoas pobres.

“Sinceramente estou com uma vontade é de tocar fogo em tudo do que sobrou da minha choupana e acabar logo com isso, relatou o cigano em estado de desespero.

Doméstica, Celiane GomesA doméstica, Celiane Gomes, solteira, mãe de três filhos e grávida de outro, declarou que embora doente está fazendo sozinha com a ajuda dos filhos o trabalho de fechamento das paredes de taipa que a enchente derrubou.

Doméstica, Celiane Gomes e os filhos“O que me deixa mais triste, é quando Eu mal fecho um buraco, logo em seguida, já cai um outro pedaço da parede e Eu não vou mentir meu senhor, se não fosse pelos meus filhos Eu já tinha largado tudo isso aqui e já tinha ido embora deste lugar”, disse a doméstica.

O mecânico, Francisco das Chagas que também é pai de três  crianças menores, Mecânico, Francisco das Chagasfalou que as pessoas não tiveram um pingo de coração, simplesmente foram chegando na escola e pedindo para todos os abrigados tirarem suas coisas e irem embora.

Segundo o mecânico, reconhece que os alunos não podem ser prejudicados com as suas aulas mais os responsáveis deveriam ter providenciado um outro local para as famílias ficarem até as suas casas secarem mais.

“Se Eu que sou adulto estou gripado, imagine uma criança dessas deste tamanho, pisando no chão frio, se por acaso vim a chegar a pegar uma pneumonia de quem será a culpa? Será se é nossa, ou é deles, que não vieram nem aqui para olhar como é que está a situação das nossas casas?, lamenteou Francisco das Chagas.

Como dizia o saudoso jornalista, Donizete Adauto, morro e não vejo tudo.

Confira o retrato da situação destas famílias no pós-enchentes:

[nggallery id=154]

7 Comentários

  1. Será que isso que estão fazendo com essa familia é humano? é correto? Ainda fica um bando de pessoas egoistas achando que o momento é gastar o dinheiro público com festas populares; e essa familia como fica, vai ficar nessa casa sem um pingo de segurança e o minímo de conforto. E se fosse sua familia caros colegas? Sejam empáticos.

  2. Fiquei muito triste ao ver essas cenas, e saber que foram expulsas das escolas. Mas queria entender o porquê desse despejo, pois essas familías não tem condição de voltarem. São pessoas humildes, trabalhadoras, que merecem ser respeitadas. A obrigação das autoridades é abriga-lás e tentarem encontrar um local para que eles possam ficar até as águas abaixarem, e reconstruir as casas. Fico muito revoltada, só queria que resolvessem com inteligência e não com ingnorância.

  3. Deixa o Chico Trabalhar, né..não é esse o sllgan do PT..fica aqui o meu voto de repúdio para o Prefeito atual, será que ele não se lembra de sua infância pobre…acho certo tirar as familias dos colegios para que os alunos retornem com suas atividades, porém, acho desumano deixar eles jogados; o prefeito deveria era alugar algumas casa; alias ele é amigo do Lula e do Welligton Dias..afff

  4. ” Sem casa e sem terra, sem ter o que comer, sem emprego meus irmãos, o que haveremos de fazer?Esse é o grito dessa gente abadonada que agora nessa lama com desesrespeito são jogadas.”Espero que os dirigentes desse município sejam humanos e reflitam, procurando uma nova colocação pra esse povo.Pois assim não dar.

  5. É triste ver essa realidade, mas só quem pode resolver essa situação são os políticos que estão no poder, que foram nós mesmos que os elegemos!!!

    ☻☻☻☻☻☻☻☻☻

  6. Está na hora de retornar a rotina de aulas mesmo, ou os alunos perdem o ano letivo, ou ficarão bem atrasados, o que não está certo é retirar os os desabrigados das escolas e os deixar a Deus dará, onde está as autoridades que tanto pediram votos do povo nas eleições de 2008?; Onde está o representante da foto que aparece na porta da casa desta senhora que pensa no futuro que a espera dentro se sua casa desabada; AGORA chegou a hora de ajudar o povo prefeito e vereadores que foram eleitos, cadê as promessas , estamos esperando serem cumpridas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo