Educação perdida: escolas como abrigos e estradas intrafegáveis na zona rural
Desde o dia 04 de maio as escolas de Esperantina estão sem funcionar regularmente devido ainda a questões das enchentes recentemente no municipio.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Educação, 12 das 14 escolas municipais da zona urbana estão sem aula porque as escolas estão funcionando como abrigos.
Já na zona rural, três de 40 escolas municipais estão sem aula porque as estradas estão intrafegáveis. Ao todo, uma média de 5.500 alunos está sem frequentar aulas por mais de duas semanas.
“Já estamos na terceira semana sem aula nas escolas municipais e além de estar com mais de 5 mil alunos sem aula, tem o prejuízo para o calendário escolar, que não será obedecido nos prazos legais por conta desses dias sem aula”, afirma a Secretária de Educação do Município, Vilma Amorim.
“Além de estar com esse número de alunos sem aula, outra questão são as despesas com água e energia, pois as famíĺias estão morando diretamente nas escolas, e também a estrutura física que fica comprometida por conta do número de pessoas alojadas o que ocasiona alguns danos físicos que ainda vamos levantar”, conclui.
De acordo com a Secretária, na próxima segunda-feira, dia 26 de maio, as aulas nas escolas municipais devem retornar normalmente.
Solidariedade
A Comissão municipal de Defesa civil estima que 200 pessoas se envolveram diretamente no trabalho de assistência aos atingidos pelas enchentes em Esperantina.
Entre eles estão funcionários de todas as secretarias da Prefeitura, sociedade civil organizada (associações, sindicatos, entidades), além de várias empresas e igrejas que fizeram doações de cestas básicas, brinquedos, roupas.
Algumas famílias já voltam para suas casas, mas muitas ainda se encontram nos abrigos porque suas casas desabaram ou estão danificadas. A Defesa civil municipal informa que ainda precisa de ajuda e convoca a sociedade piauiense para ajudar os alagados de Esperantina.
Doações
Além de receber doações como roupas, filtros e comida também foram disponibilizados a seguinte conta bancária para receber doações aos alagados de Esperantina:
BANCO DO BRASIL
Conta corrente: 22.816-8
Agência: 2048-6
Comissão Municipal de Defesa Civil – Esperantina