Será julgada na próxima terça-feira (19) no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) a ação cautelar com efeito de liminar que suspendeu o afastamento do prefeito de José de Freitas Robert de Almendra Freitas e de seu vice, Carlos Estevam Sales de Oliveira.
Os dois são acusados de captação ilícita de sufrágio, ou seja, compra de votos nas eleições de 2008.
A denúncia, encabeçada pelo Ministério Publico, em atua em litisconsorte com a Coligação de Oposição, dava conta de que o prefeito eleito teria comprado votos na zona rural do município. Robert Freitas e o vice foram afastados no dia 17 de fevereiro pela juíza Maria Zilnar Coutinho Leal.
Na decisão, a juíza mandou que o segundo colocado no pleito, Médico Ricardo Camarço, assumisse imediatamente a prefeitura.
Os acusados recorreram e através de uma liminar concedida pelo juiz Valter Rebelo conseguiram efeito suspensivo da decisão, até que o mérito fosse julgado pelo TRE, o que deve acontecer na próxima terça-feira.
O relator do processo é o juiz Valter Rebelo e o julgamento do recurso foi pedido pelo Ministério Público Eleitoral.
Comenta-se no meio jurídico e político, que a situação de Robert Freitas é muito difícil, que o mesmo deverá perder o mandato de prefeito, pois a sentenças do Tribunal Regional Eleitoral (PI) não perdoa políticos que compram votos.
Fonte: Jornal Meio Norte