Geral

Rio Longá tem a enchente mais duradoura da história

Rio LongáEmbora o nível do Rio Longá tenha baixado aproximadamente 1 metro nas ultimas horas ainda é muito grande o numero de famílias desabrigadas no municipio. No entanto, além de ser umas das maiores cheias dos últimos 30 anos, a enchente deste ano leva também a qualidade de mais duradoura da história.

Apesar de muitas residências permanecerem alagadas, a diminuição no nível do rio já representou um grande alivio para as famílias que estão com suas casas há mais de 20 dias debaixo dágua.

Na economia, o setor agropecuário é um dos mais prejudicados. De acordo com o EMATER e o Sindicato dos Trabalhadores rurais de Esperantina, cerca de 300 famílias perderam suas roças este ano e 45 apicultores perderam cerca de 500 colméias em Esperantina.

Também houve grandes perdas no setor da psicultura: cerca de 60 grandes açudes em Esperantina transbordaram ou foram invadidos pelo rio Longá e os psicultores da região perderam aproximadamente 30 mil quilos de peixes e 3 milhões de alevinos.

Outras preocupações que surgem agora com o baixar das águas são as doenças, a avaliação das casas que estavam debaixo das águas e a limpeza da cidade: equipes da Prefeitura e da Defesa civil municipal já traçam planos nesse sentido.

Confira algumas imagens:

Rua alagadaPonte do Rio LongáBeira Rio alagada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo