GeralSaúde

Secretaria de Saúde do estado amplia atendimento hospitalar e compra de medicamentos

Assis CarvalhoA Secretaria Estadual da Saúde ampliou o número de plantões extras e está expandindo em 50% o número de leitos nos hospitais da rede estadual. A informação foi dada pelo secretário Assis Carvalho.

Em todo o Estado são 16 hospitais de referência. Para ampliar o atendimento serão instalados mais equipamentos nas unidades de saúde. O objetivo é intensificar as ações de prevenção de doenças surgidas com as enchentes, “melhorar a rede hospitalar em seus diversos níveis de complexidade e garantir a assistência à saúde das populações desabrigadas e em situação de risco”, disse o secretário Assis Carvalho.

A ação faz parte do Plano Emergencial para Enfrentamento dos Agravos de Saúde conseqüentes das Enchentes no Piauí, que reforça as ações para melhorar a assistência à saúde nos municípios mais atingidos pelas cheias.

Outra medida que está sendo tomada diz respeito a medicamentos. A Secretaria está disponibilizando aos municípios soro, antibióticos, antiinflamatórios, medicamentos para diabetes e hipertensão, entre outros. “Os medicamentos serão enviados de acordo com a necessidade de cada cidade, através dos pedidos feitos pelas secretarias municipais de saúde”, esclarece o diretor estadual da Assistência Farmacêutica, Osvaldo Bonfim.

Os hospitais também terão um reforço nessa área. Somente na compra de medicamentos a Secretaria da Saúde está investindo R$ 3,1 milhão. Na área da assistência à saúde serão aplicados R$ 4,2 milhão.

No momento existe uma projeção da Defesa Civil Estadual de aproximadamente 11.600 famílias desabrigadas no Estado, envolvendo 23 municípios (dados informados pela Defesa Civil em 05 de maio), com destaque para a capital que no momento concentra o maior número de desabrigados. Há uma probabilidade de este quantitativo aumentar em torno de 30% até o final do período chuvoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo