Esperantina, perdendo o jogo para o esporte
Em pleno século XXI, e a cidade de Esperantina talvez seja uma das poucas da região norte do estado do Piauí que não dispõe de uma única praça esportiva para a realização do tradicional e secular futebol de campo.
O estádio municipal Pedro Portela que no passado foi palco de grandes eventos esportivos e que serviu para revelações de grandes atletas do futebol amador como: Cabralzinho, Maninho, Chagas Panelada, e tanto outros, hoje, somente mera lembranças daquele que foi considerado o tempo de glória para o esporte da região.
Atualmente quem passa nas proximidades do Pedro Portela com certeza paira a decepção e sobretudo a falta de responsabilidade dos nossos governantes para com a coisa pública. Onde funcionou um grande campo de futebol, hoje se transformou em uma verdadeira lagoa com moradia por incrível que pareça para peixes, muçuns, sapos e até o famoso mosquito da dengue, conforme informações obtidas por pessoas que se arriscam em passar próximo do local.
Vale ressaltar, que várias cidades circunvizinhas como por exemplo Batalha, Cabeceiras, Barras, Joaquim Pires e até Matias Olímpio dispõem de um belíssimo campo de futebol.
Com a palavra a administração municipal.
UMA VERGONHA ISSO AÍ ZE LUIS, VOCÊ QUE É UM GRANDE JOGADOR DE FUTEBOL DE SALÃO E FÃ DE FUTEBOL DE CAMPO. ESSE ESTÁDIO PARECE SER A ULTIMA COISA A SER FEITA. PELO JEITO IMPOSSIVEL O ATUAL PREFEITO CONSTRUIR ESSE ESTÁDIO NESSE ANO. E NA CAMPANHA TODO MUNDO PROMETE E DEPOIS THAU, ESSA REALIDADE DE ESPERANTINA TEM QUE SER MUDADA SE NÃO OS ANOS SE PASSAM E AS COISAS SÓ PIORAM. 2008 O ANO DO POVO DECIDIR O FUTURO DE ESPERANTINA.
esperantinenses, o CHICO ANTONIO ta fazendo tudo em esperantina PQ ele nao faz tambem o estadio, nao custa nada, ele nao anda falando que ta fazendo um monte de obras em esperantina. pois entaa ele faça o estadio. mais umavez eu repito cuidado esperantinenses co mo salvador da patria a ultima vez que teve um ta nossa esperantina destruida.