Morreu nas primeiras horas da madrugada dessa sexta-feira (24), no Hospital ITACOR de Teresina, o ex-Deputado Federal esperantinense, Dr. Themistocles Sampaio Pereira.
O ex-Deputado Federal, estava internado desde a última sexta-feira (17/05), quando passou mal e teve que ser levado as pressas para aquela unidade de saúde com problemas pulmonar, onde ficou todos esses dias em estado de coma na Unidade de Tratamento Intensivo – UTI.
Dr. Themistocles Sampaio Pereira, era casado com a senhora Anatalia Gonçalves de Sampaio Pereira, com quem contraiu vários filhos, dentre eles: o Deputado Estadual, Themistocles Sampaio Pereira Filho, atual Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí – ALEPI e do jovem, Marllos Rossano Gonçalves de Sampaio Pereira, Deputado Federal, ambos do Partido do Movimento Democrático Brasileiro, partido, este, criado pelo ex-Deputado Federal esperantinense.
Vale ressaltar que o corpo do ex-parlamentar pmdebista, está sendo velado nesse exato momento no salão nobre da Assembleia Legislativa do estado do Piauí, e o seu sepultamento ocorrerá as 16:00 horas de hoje no Cemitério São José localizado na própria capital Teresina.
Biografia
Filho de José Luís Pereira e Santilha de Sampaio Pereira, o ex-parlamentar, começou a trabalhar ao lado de seus pais ora como ajudante de padeiro de seu genitor (que também era guarda-fios dos Correios) ou na condição de vendedor de bolos e doces feitos por sua mãe, além de trabalhar como trabalhador rural e ajudante de mercearia. Estudou até a terceira série do ensino fundamental em Esperantina e seguiu rumo a Teresina onde trabalhou em um curtume e a seguir como comerciário sendo aprovado no exame de admissão da antiga Escola Técnica de Comércio do Piauí como aluno do curso de Ciências Contábeis transferindo-se para o Rio de Janeiro por razões de saúde concluindo seus estudos na Escola Superior de Comércio do Rio de Janeiro. De volta a sua cidade natal estabeleceu-se como comerciante porém abandonou suas atividades em razão de novo problema de saúde, o que o fez retornar a capital fluminense. Com a saúde restabelecida, passou a residir em Teresina e a trabalhar como contador do Imposto de Renda e fiscal ao antigo Instituto Nacional de Previdência Social (INPS). A seguir bacharelou-se em Direito pela Faculdade Federal de Direito do Piauí, embrião da Universidade Federal do Piaui, atuando como advogado.
Seu ingresso na política se deu sob a legenda do PTB ao lado do médico João Emílio Falcão Costa sendo eleito vereador em Esperantina chegando à presidência da Câmara Municipal e a seguir foi eleito deputado estadual em 1962. No irromper do Regime Militar de 1964 teve o seu mandato cassado em 08 de maio daquele ano tendo que retornar a Esperantina visto que foi impedido de exercer suas atividades políticas e cerceado no exercício de suas atividades profissionais sendo impedido inclusive de tomar posse em cargo obtido via concurso público. Em seu lugar foi efetivado o suplente de deputado José Gil Barbosa.
Decorridos dez anos de sua punição foi eleito segundo suplente de deputado estadual pelo MDB em 1974 sendo reconduzido ao legislativo estadual em 1978 migrando para o PMDB com o fim do bipartidarismo e em 1982 foi eleito quarto suplente de deputado estadual. Nomeado Secretário Municipal de Serviços Urbanos na segunda administração de Wall Ferraz na Prefeitura de Teresina e ao deixar o cargo foi eleito terceiro suplente de vereador em 1988 na capital piauiense. A partir dos anos noventa passou a disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados figurando como terceiro suplente em 1990 e primeiro suplente em 1994. Diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (DETRAN/PI) no primeiro governo Francisco de Assis de Moraes Souza, “Mão Santa”. Foi eleito deputado federal em 1998 e novamente primeiro suplente em 2002 e 2006. Em 2004 perdeu a eleição para Prefeito de Esperantina obtendo 793 votos, sendo o último colocado.
“Eu só não votei na época de Getúlio Vargas, mas com a entrada da democracia comecei a votar, até porque a democracia, é o melhor estado de direito para o homem. Sem democracia não há principio de direito” afirmou o nobre ex-parlamentar.
Veja abaixo, outra matéria relacionada a esse assunto:
É grave o estado de saúde do ex-Deputado Federal Themistocles Sampaio Pereira
Em nome de minha familia, venho por meio desta mensagem expor todo nosso sentimento pela perda recente. Infeslimente nem tudo acontece como imaginamos, mas Deus sabe o que faz. Que Deus ilumine e console a vida de todos seus familiares por essa perda inesperada.
Ilustre Dr. Themístocles de Sampaio Pereira, uma referência de moral, responsabilidade e respeito. Deixa a todos, principalmente a seus familiares, exemplo de um homem que viveu pautado na coerência dos princípios da moralidade e do respeito ao próximo. Imortalizado pela frase “Não me vendo e não me rendo”. Assim era Themístocles, fiel às bases do PMDB. Um homem ético e corajoso como todo homem de bem deve ser. Envio os meus sinceros pêsames a Dona Anatália, filhos, netos e todos os familiares. Descanse em paz meu primo e que Deus lhe acolha na Mansão Celestial.
Quando a política perde uma voz como a Dr. Themístocles é de se lamentar, porque de verdade calou-se um verdadeiro defensor da Democracia. Eu que cresci ouvindo o som dos alto falantes a Voz do Trabalhador transmitindo do alto do bairro Morro da Chapadinha, com o locutor José Ribamar dos Santos (O Riba) nunca vou esquecer dos relevantes serviços prestados à democracia pelo Dr. Themístocles e, espero que o seu legado seja honrado pelos 2 filhos deputados, de longe minhas congratulações à família e o reconhecimento de que Esperantina, o Piauí e o Brasil perderam uma de suas estrelas de primeira grandeza.