Com a ausência da Deputada Rejane Dias, o Presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho, colocou em pauta o veto do governador Wilson Martins ao dispositivo da lei que aumenta o número de cartórios em Teresina, mas que impedia o concurso público para as vagas existentes.
Com a derrubada do veto, os atuais cartórios irão permanecer com suas jurisdições e reduz as vagas para o concurso em Teresina.
Vinte deputados votaram pela derrubada do veto, quatro foram contra e um votou em branco. A Deputada Rejane estava ausente por estar acompanhando a filha Daniely Dias, em tratamento de saúde.
“Mais uma vez foi só eu me ausentar para que fosse golpeado um direito da população, que é um serviço decente nos cartórios e o concurso público para tabelião”, reclamou a parlamentar.
Ele acrescenta que a decisão da Assembleia está ferindo decisão do Conselho Nacional de Justiça e do Supremo Tribunal Federal.
“O ideal era termos 36 cartórios, e não 16 como foi aprovado, e que todas as vagas fossem pra concurso, o que não vai mais acontecer”, completou.
Devido à saúde da filha, a Deputada não poderá dar declarações sobre o caso nesta terça-feira (12)..
Por Mateus Noronha