SEFAZ inova em tecnologia para realizar levantamento patrimonial
Para ter um maior controle do patrimônio, a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) implantou um programa computadorizado, chamado Sistema de Gestão Patrimonial (SIPAT), que realiza o levantamento patrimonial, de forma eletrônica, através da integração com o equipamento coletor de dados.
Inicialmente, a experiência foi implementada apenas na sede, mas será disponibilizada para todas as unidades da Sefaz, na capital e no interior.
“Ao realizarmos o levantamento dos bens da SEDE com o coletor, percebeu-se a agilidade, eficiência e comodidade, pois o coletor faz a leitura das etiquetas com código de barra a uma certa distância, sem incomodar os servidores e, de maneira eficiente, sem erros”, comenta a supervisora do Núcleo de Patrimônio (NUPAT) da Sefaz, Geanny Veloso.
Nos anos anteriores, o levantamento do patrimônio durava cerca de um mês e meio a dois meses, manhã e tarde, pois era anotado manualmente. Neste ano, o levantamento da SEDE durou apenas duas semanas, utilizando apenas o período da manhã, reduzindo em 80% o tempo de levantamento patrimonial.
O SIPAT foi implantado pela Unidade de Informação e Tecnologia (UNITEC), sob a coordenação do analista de sistemas, Ricardo Luiz, com o acompanhamento do Núcleo de Patrimônio (NUPAT). “A implantação desse software contribui para melhorar a eficiência do trabalho realizado pelo NUPAT, otimizando a gestão do patrimônio público disponível nessa secretaria“, comenta Ricardo Luiz.
Esse sistema integra-se ao coletor eletrônico de dados e informa, automaticamente, todos aqueles bens que se encontram em locais divergentes, o que facilita muito o trabalho da supervisão do Núcleo de Patrimônio. O SIPAT também registra o histórico de onde o bem estava em determinada hora, minuto e segundo viabilizando a disponibilização dos dados para posteriores auditorias.
Por Luciana Azevedo
]]>