Esperantina atinge metas e receberá selo UNICEF
O Prefeito Chico Antônio assinou em 2009 um termo de adesão de forma a garantir o funcionamento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Lembrando que os resultados que a cidade alcançou serão divulgados no final do mês de novembro.
De acordo com a assessoria do Prefeito Chico Antônio, a cidade de Esperantina se diferencia pelo o seu compromisso com a melhoria concreta da situação de vida dos meninos e meninas, ou seja, melhorias estas que precisam ser continuadas e fortalecidas com a colaboração de todos.
Para o UNICEF, uma das tarefas mais importantes da humanidade deve ser a de assegurar às crianças e adolescentes um espaço de cidadania. Esse espaço passa necessariamente pela elaboração e execução de políticas públicas que garantam o pleno desenvolvimento – físico mental e emocional – de crianças e adolescentes, processo que deve ser iniciado no município onde a criança vive.
Uma forma encontrada pelo UNICEF de estimular os municípios a assumirem essa missão e ao mesmo tempo contribuir para que ele possa concretizá-la é a iniciativa Selo UNICEF.
Transformando a vida das crianças
O Selo nasceu e se desenvolveu inicialmente no Ceará, em 1999. Nesse Estado, aconteceram três edições do Selo, que testaram e comprovaram sua eficiência na mobilização pelos direitos das crianças e dos adolescentes. O modelo também foi testado e aprovado em uma edição na Paraíba, em 2002.
Na primeira edição do Selo para o Semiárido, em 2005-2006, 1.179 municípios aceitaram o desafio de alcançar resultados concretos para as crianças e os adolescentes nas áreas de saúde, educação e proteção, e de desenvolver e adotar, na gestão municipal, políticas públicas e programas sociais mais efetivos, com participação das crianças, dos adolescentes e das comunidades.
Veja o documento, abaixo: ]]>