Ponto de Cultura de São João do Arraial se prepara para Paixão de Cristo
O Ponto de Cultura Coco Babaçu está correndo contra o tempo e já se prepara para o período da Semana Santa. Todos os anos, desde 2003, o grupo realiza a encenação da Paixão de Cristo no município de São João do Arraial.
Os ensaios acontecem na parte da noite, após as aulas, o que permite a participação de alunos do período da noite.
Erinaldo Carvalho, coordenador da Associação Ponto de Cultura Coco Babaçu, é quem representa Jesus Cristo e fala sobre a emoção de estar no papel principal.
“É uma grande responsabilidade, pois representar Cristo requer muita emoção e humildade. Apesar de já termos uma experiência, estamos sempre aprendendo com nossos colegas e, graças a Deus, a gente tem conseguido levar esse projeto a sério, arrancando emoção das pessoas onde a gente se apresenta”, afirma Erinaldo.
Além dos jovens do Ponto de Cultura Coco Babaçu, outros jovens do município também são convidados a participar da encenação através de convite nas escolas e de mobilização através da rádio.
E quem imagina que a encenação é sempre igual, Erinaldo diz que todos os anos ocorrem algumas modificações que tornam a peça mais atrativa. “A cada ano, a gente está colocando um ato diferente, inovando, incrementando alguns fatos, algumas cenas”, diz.
A população de São João do Arraial aprova e responde ao empenho do grupo marcando presença nas apresentações. Todos os anos, cerca de 3000 (três mil) pessoas de todo o município comparecem ao espetáculo.
José Moura, aluno da Unidade Escolar Francisco Tomaz, participará pela primeira vez do espetáculo fazendo o papel de um fariseu.
“Eu achei muito bonita a encenação do ano passado e, este ano, deu certo de participar”, afirma José.
Quanto à atuação do Ponto de Cultura Coco Babaçu no município – que recentemente inaugurou a Estação Digital em Parceria com a Prefeitura de São João do Arraial e da Fundação Banco do Brasil – Erinaldo ressalta o crescimento do mesmo e da participação da juventude nas atividades promovidas.
“Já tivemos oficinas de áudio-visual, fotografia, dentre outras e o que se percebe é que aos poucos a juventude de São João do Arraial tem se interessado mais a participar das atividades do Ponto. E daqui por diante, a expectativa é essa: atender o maior número de pessoas possível”, falou Erinaldo.
É muito legal resgatar os valores cristãos…
Sim, parabéns para nossos vizinhos, mas cadê nosso ponto cultutal, todo evento cultural realizado na cidade é direcionado para um dos ginásios poliesportivos…neste ponto, Esperantina ainda está primitiva…