Prefeito e membros da DAESP se reúnem e discutem funcionamento da UAB em Esperantina
O prefeito Municipal de Esperantina Francisco Antônio de Sousa Filho – PT esteve na manhã da última quinta-feira (20) no auditório da Secretaria Municipal de Educação, reunido com alguns integrantes do Diretório Acadêmico de Esperantina – DAESP, para tratar, especificamente de assuntos relacionados ao funcionamento e manutenção da Universidade Aberta do Brasil – UAB no município.
Participaram da audiência pelo DAESP: Paulo Rafael Martiliano (Presidente), Carlos Nascimento (Vice-presidente), Daniela Sousa (Tesoureira Geral) e Thais Marwell (Secretária Geral em exercício), já pela prefeitura além do gestor municipal Chico Antônio, esteve presente também a reunião a Secretária Municipal de Educação, Professora Vilma Carvalho Amorim que se fez acompanhada dos professores José Américo e Antônio Carlos Borges.
Confira na integra algumas das principais pautas discutidas durante a audiência:
• Estruturação do pólo de apoio presencial: climatização, biblioteca, videoconferência, energia, internet e reparos em geral, o DAESP sugeriu que a utilização do anexo seja em caráter provisório, no máximo meses (onde foi assegurado que no menor espaço de tempo possível estas serão resolvidas).
• Vestibular: a UFPI está temerosa em realizar o vestibular para Esperantina e pediu que o prefeito lhe repassasse um estudo de viabilidade que assegure a recepção de mais 200 estudantes. (o prefeito confirmou que tão logo o fará).
• Transferência do pólo para o Estado: a prefeitura não tem interesse em transferir a responsabilidade pelo pólo para o Estado, procurará firmar parcerias com o mesmo.
• Sede própria: a prefeitura já tem o terreno e 200 mil garantidos, mas não é o suficiente, o prefeito afirmou que vai unir força com os prefeitos da região para conseguir estes recursos, mas que pretende começar as obras em 2010 e acredita que em 03 anos estará em pleno funcionamento.
• Pessoal: o DAESP expôs ao prefeito a equipe mínima exigida pelo MEC (secretário, bibliotecário, técnico em informática, serviços gerais e vigias), assim como a parte de custeio (materiais de escritório, limpeza, despesas com correios etc.) e a necessidade de uma linha telefônica.
• Coordenação: o DAESP conscientizou o prefeito de que este profissional tem que ser escolhido pela MEC, através do Prof. Dr. Gildásio Guedes. O município manda uma lista com três professores, o MEC faz uma análise de currículo e depois uma entrevista, para então se escolher o coordenador.
• Tutores: o DAESP confirmou estar satisfeito com os tutores que atuam no pólo, com exceção do curso de Ciências Contábeis que necessita de profissionais da área e não os tem (o prefeito se comprometeu em agilizar esta questão).
• Lei de Sustentabilidade: existe um indicativo do Vereador Paulo Brasil (o prefeito assegurou que até a próxima semana mandará o projeto de lei para a Câmara, esta terá que ser revista inclusive com a presença de representantes do DAESP e que no máximo em março estará tudo em ordem).
“No geral a audiência foi altamente proveitosa, esperamos que o prefeito realmente cumpra o que foi acertado, se isto acontecer os estudantes estarão satisfeitos. Esperamos que a relação da prefeitura com este DAESP se estreite a cada dia, pois este será o canal de diálogo dos estudantes” falou o Presidente da DAESP, Paulo Martiliano.
Paulo Martiliano declarou ainda, que atualmente Ciências Contábeis e Administração de Empresas estão com atividades regulares no colégio David Caldas, mas tão logo tudo se concretize, estas serão transferidas ao anexo da Prefeitura. Os estudantes de Sistemas de informação encontram-se de férias, relatou o Presidente da DAESP.
Viu? tudo o que queriamos desde o começo era apenas isso: DIÁLOGO… mas como diz o velho ditado, antes tarde do que nunca.
Valeu apena, portanto, nossa luta… fomos ouvidos, e hoje somos respeitados…
Respeito e Diálogo…
Parabéns a todo o DAESP e a todos os alunos da UAPI em Esperantina!