Começa o Curso da Escola de Educação para Cidadania e Governança
Teve início nesta sexta-feira (09/maio), na cidade de Esperantina, o início do curso da segunda turma da Escola de Educação para a Cidadania e Governança, que fazem parte do território dos Cocais. A aula inaugural aconteceu no auditório professora Maria Barros, localizado na Unidade Escolar José Nogueira de Aguiar e contou com a participação dos 61 (sessenta e um) participantes inscritos e de alguns coordenadores e representantes das entidades parceiras do curso.
Para o coordenador de projetos da fundação Conrad Adenauer Stiftung, Miguel Macedo, disse que todos que fazem parte da fundação se sentem felizes em está colaborando com mais uma turma neste processo de formação política e que todos tirem proveito desta grande discussão. finalizou, parabênizando todos os cursistas e desejando sucesso no decorrer dos módulos seguintes.
Vilma Amorim, coordenadora do CEPES, enfatizou que o curso não vai tratar especificamente sobre políticas partidárias, outros assuntos pertinentes com a realidade da população serão também abordados.
Já o ministrante do primeiro módulo, professor, Ricardo Aládio, que abordou sobre Teoria Política, disse que o tema exposto é muito complexo, no entanto, se faz necessário fazer uma avaliação da verdadeira função do estado, dentro do processo de evolução ao mesmo tempo dando idéia de democracia como prática e a sua dimensão ao longo do tempo.
Para a educadora Bernadete Rodrigues, que também está participando do curso, disse que na qualidade de pré-candidata a vereadora do município de Esperantina nas próximas eleições o curso chegou em um momento muito oportuno até porque o assunto é muito interessante e com certeza vem contribuir bastante nos nossos anseios políticos.
Já o lavrador Manoel do Morro falou que mesmo com a idade bastante elevada nunca é tarde para aprender alguma coisa principalmente quando o assunto é sobre política.
Já a estudante, Onezinda Nóbrega Sobrinha, espera adquirir informações que venham a contribuir na sua formação e conseqüentemente repassar para seus colegas que compõe o Grupo Arco-Iris dos Cocais.
O publicitário Elias Junior, falou da importância do Curso para a cidade principalmente no que se refere a formação de cidadãos conscientes e democráticos.
As entidades que estão a frente do curso, são: CEPES, Conrad Adenauer Stiftung, União Européia, MANDU, CARE.
Segundo os organizadores do projeto o próximo encontro acontecerá nos dias: 16 e 17 de maio e será ministrado pelo professor Puscas, que explanará sobre o tema “A questão do desenvolvimento no Brasil”.