Arte e CulturaCidadesGeral

Grupo Tambor de Crioula da Chapada da Sindá do PI lança CD

Recentemente um evento celebrou duas grandes conquistas para o município de São João do Arraial. A primeira foi o lançamento, no município, do primeiro CD do Grupo Tambor de Crioula da Chapada da Sindá. A segunda foi a inauguração da Estação Digital do Ponto de Cultura Coco Babaçu.

O evento contou com a participação dos integrantes dos grupos, secretários municipais e lideranças. Quem também prestigiou o evento foi o Prefeito Francisco Limma, o Vice-prefeito, João Zilton de Melo, Vereadores, Mariana e Erinaldo Carvalho, coordenador da Associação Ponto de Cultura Coco Babaçu, Josenildo Lacerda, que é Coordenador Regional do PDTIS (Programa de Desenvolvimento Territorial Integrado e Sustentável) e de Juarez Tadeu Alves, gerente do Banco do Brasil de Esperantina e representante da Fundação Nacional Banco do Brasil – uma das parceiras da Estação Digital, juntamente com a Prefeitura de São João do Arraial.

Com nove músicas e uma faixa com imagens do grupo no cd, gravado recentemente, traz músicas e versos que retratam a vida simples dos componentes: homens, mulheres e crianças que, de geração em geração, passam com amor e alegria o ritmo contagiante dos tambores aliado á batidas fortes dos pés, numa manifestação completamente original.

A Estação, que tem parceria com a Prefeitura Municipal de São João do Arraial e a Fundação Banco do Brasil, contará com uma sala equipada com computadores e programas que auxiliarão ainda mais as atividades do grupo.

Juarez Tadeu, por sua vez, exaltou a crescente valorização da cultura de São João do Arraial e destacou a peculiaridade do evento que uniu tradição e modernidade. “São João do Arraial hoje é referencia para todo o Estado do Piauí.

Só mesmo um município comprometido como SJA para nos proporcionar uma experiência como essa de resgate de tradições como o Tambor de Crioula e a modernização através da Estação Digital em um evento único, juntado duas peculiaridades em um único evento”, afirmou Juarez.

O Ponto de Cultura Coco Babaçu, de São João do Arraial, faz parte do Projeto Pontos de Cultura do Programa Cultura Viva, do Governo Federal, que é coordenado pela Secretaria de Programas e Projetos Culturais do Ministério da Cultura (MinC) e tem a finalidade de agregar recursos e novas capacidades a projetos e instalações já existentes, oferecendo equipamentos que amplifiquem as possibilidades do fazer artístico e recursos para uma ação contínua junto á comunidades.

Representando uma das grandes conquistas da Associação Comunitária de Radiodifusão deste município e em parceria com Ministério da Cultura, FUNDAC e Prefeitura Municipal de São João do Arraial, o Ponto de Cultura Coco Babaçu desenvolve um trabalho de formação com jovens e adolescentes, do campo e da cidade, articulando e impulsionando as ações ligadas ao desenvolvimento cultural que já existem no município.

O Grupo Tambor de Crioula da Chapada da Sindá e o Ponto de Cultura Coco Babaçu são exemplos bem sucedidos da valorização da Cultura local e do Estado. O primeiro, sob o comando do Mestre João Luzia, foi umas das atrações culturais mais aplaudidas do Fórum Social Mundial 2009, realizado em Belém, no início deste ano.

O Ponto, por sua vez, já recebeu prêmios como o Cultura Viva – com um documentário sobre o Tambor de Crioula – e um dos únicos do Piauí a receber o Escola Viva, que visa integrar os Pontos de Cultura ‘à escola, aliando cultura e educação.

De acordo com o Prefeito Francisco Limma, atividades e projetos ligados á produção de cultura “colaboram para o enriquecimento intelectual e cultural dos jovens” e ressalta a importância da capacitação técnica.

“A estação digital é de grande importância para o nosso município, pois irão proporcionar formação profissional e capacitar nossos jovens num processo de inclusão digital”, afirma o Prefeito Limma.

O evento durou toda a manhã, sendo encerrado com um almoço comunitário, na sede da Escola Familia Agrícola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo