Proprietários de farmácias participam de palestras com técnicos da SESAPI
Vários proprietários de farmácias e drogarias da cidade de Esperantina, participaram na última quarta-feira, (11/março) no auditório da Secretaria Municipal de Educação de uma palestra envolvendo técnicos da Secretaria Estadual de Saúde do Piauí – SESAPI e funcionários da Vigilância Sanitária de Esperantina – VISA.
De acordo com a Bioquímica da SESAPI, Dra. Vera Galdino Valentim disse que o objetivo da palestra teve como intuito maior o de orientar os proprietários de Farmácias e Drogarias como se organizarem com relação ao funcionamento das mesmas.
Dra. Vera Valentim falou que é obrigado de acordo com a Lei a contratação de um farmacêutico permanente nas referidas Farmácias em função de que este passe a orientar tanto o paciente, bem como, também, trabalhar na organização dos medicamentos principalmente excluindo os medicamentos que se encontram com o prazo de validade vencidos e estragados.
A Bioquímica informou que a população tem que saber diferenciar o que é realmente uma Farmácia e o que é uma Drogaria. Segundo a Dra. Vera, farmácia é aquela que manipula e vende medicamentos, enquanto, que as Drogarias, apenas revende os medicamentos que já são industrializados.
Já o chefe da Vigilância Sanitária da Secretária de Saúde do município, Dr. Arimatéia Chaves declarou que em Esperantina apenas em torno de umas oito Drogarias existem um especialista na área que atua como farmacêutico e que assina como responsável técnico, enquanto que, as demais serão obrigadas a contratar de imediato este profissional caso contrário não receberão a licença para funcionamento, relatou o Veterinário.
“Nossa equipe vai está trabalhando de forma educativa caso encontre alguma irregularidade o comercio sera advertido, agora se continuar descumprindo as normas vigentes será punido na forma da Lei e toda a mercadoria será apreendida”, falou o chefe do setor.
Vale ressaltar que um dos participantes da palestra falou da importância da fiscalização mas o mais importante era antes de atacar os pequenos iniciar logo pelos grandes que abastecem de qualquer forma os comércios locais que vendem livremente todo e qualquer tipo de medicamentos sem serem importunados, falou o senhor Assis proprietário de uma rede de farmácias na cidade.
Gostaria que fosse disponibilizado em ESPERANTINA algum serviço de orientação às vítimas e parentes de acidentes automobilístico, para receber o SEGURO, pois o que se vê são pessoas desonestas tipo ÂNGELO SAMPAIO enganando essas pessoas. Chico cria um depto. para orientar essas pessoas que são diariamente roubadas. Afirmo isso porquê o meu irmão faleceu em acidente e esse charlatão do Ângelo ( que more em frente ao HOSPITAL JÚLIO HARTMAN) recebeu o seguro e só passou DOIS MIL REAIS para a viúva. estou até denunciando ele na Promotoria e ela disse que vai pedir a sua prisão.