A Secretária Estadual de Justiça do Piauí, através da Coordenação de Saúde, realizou nesta quarta-feira (01) e quinta-feira (02), na penitenciária Regional Luiz Gonzaga Rebêlo em Esperantina, uma ação de prevenção e controle de doenças sexualmente transmissíveis.
A ação é resultado de uma parceria entre a Sejus e a Secretaria Estadual de Saúde e visa levar até à população carcerária o conhecimento sobre as doenças sexualmente transmissíveis, além de possibilitar por meio de testes rápidos o diagnóstico precoce.
Durante a ação foram realizados aconselhamento individual de prevenção de HIV e Hepatite B e C, testes rápidos e distribuição de preservativos e gel lubrificante. Nas três unidades penais, 220 pessoas foram atendidas entre detentos, agentes penitenciários e policiais militares. Ao todo, 480 testes de HIV, Hepatite B e C foram realizados.
Com informações da Revista Az
]]>
A PREOCUPAÇÃO É DEPOIS DE NOTIFICADOS ESSES CASOS DE SOROLOGIA POSITIVA QUAL A DINAMICA/ESTRATEGIA QUE A SECRETAARIA DE JUSTIÇA/PENITENCIARIA VAI TER PRA GARANTIR DE FATO O CONTROLE ADEQUADO AO TRATAMENTO COMO VISITA NO MNIMO DE 3 EM 3 MESES AO INFECTOLOGISTA…EXAMES NECESAARIO COMO CD4 E CARGA VIRIAL AINDA O CONTROLE DE TDA MEDICAÇÃO…SEM FALAR DA QUESTÃO PSICOLOGIA DESTES QUE ENCONTRAM-SE PRIVADOS DE LIBERDADE….?