Promotor de Justiça de Esperantina vai denunciar empresa responsável pela limpeza pública da cidade ao Ministério Público do Trabalho
O Promotor de Justiça da cidade de Esperantina, Dr. Sergio Reis Coelho, concedeu uma entrevista com exclusividade para a equipe de reportagem do jornalesp.com, onde na oportunidade falou que vai denunciar diretamente para o Ministério Público do Trabalho, a Construtora Genipapo LTDA.Sergio Reis explicou que a referida Construtora, é responsável direta pelos serviços de limpeza pública do municipio, e de um certo tempo para cá, a mesma não vem tratando bem os seus funcionários no que se refere a segurança e a proteção do trabalhador.
De acordo com o nobre Promotor, os funcionários da referida empresa em questão, vem trabalhando diariamente na coleta do lixo domiciliar e na capina e varrição das Ruas do municipio, sem nenhum tipo de proteção, ou seja, sem o devido uso de luvas e de botas, o que poderá acarretar no futuro uma contaminação por parte de algum tipo de doença.
Dr. Sergio declarou que por diversas vezes encaminhou oficio tanto para o Poder Executivo Municipal, bem como, para os responsáveis direto pela empresa visando encontrar uma solução imediata para o caso, mas mesmo assim, nenhum dos dois oficializados compareceram para resolver de forma legal o problema.
O Promotor, declarou ainda que presenciou pessoalmente in loco, alguns funcionários da Construtora trabalhando totalmente sem proteção, o que é inaceitavel.
“Eu presenciei vários garis trabalhando em cima de um caminhão de lixo sem as devidas luvas, enquantos outros estavam sem botas, apenas de chinelo, e isto é um verdadeiro absurdo, no entanto, vou denunciar este caso não só para o Ministério Público do Trabalho, mas como também para outros orgãos competentes do estado”.
Lembrando que a Construtora Genipapo que é responsável pelos serviços de limpeza pública urbana, incluindo coleta, varrição, capina e roço, é oriunda da cidade de São Raimundo Nonato e foi a grande vencedora do Pregão realizado pelo municipio na data de 15 de maio passado.
De acordo com informações do Diário Oficial dos Municipios, a referida Construtora vai receber anualmente dos cofres da Prefeitura de Esperantina, um montante de R$ 1.370,000,00 (um milhão trezentos e setenta mil reais), pelo prazo de 12 meses, com o valor mensal de R$ 114.166,67 (cento e quatorze mil, cento e sessenta e seis reais e sessenta e sete centavos).
Acontece que um dos garis, encontrado trabalhando sem luvas e sem botas pelo Promotor foi o senhor Irineu Carneiro de Araújo de 55 anos, que ao prestar depoimento perante o representante do Ministério Público Estadual, na tarde da última quarta-feira (08), chegou a declarar alto e em bom som que todos os demais funcionários da referida Construtora trabalham por dezena e que as vezes trabalham duas dezenas e só chegam a receber uma.
Outra informação repasssada pelo senhor Irineu Carneiro, é com relação ao uso dos equipamentos, como luvas e botas. Segundo o gari, a empresa não fornece nenhum desses equipamentos e o trabalhador que quiser trabalhar com mais segurança, é obrigado a comprar com o seu próprio dinheiro que recebe.
“Se a gente quiser usar esses tipos de equipamentos, é nós que temos de comprar, porque eles não dão nada disso aí, não”, declarou o gari perante ao Promotor.
A equipe de reportagem do jornalesp.com tentou entrar em contato com o proprietário da empresa, o senhor Décio de Castro Macedo, por telefone para falar a respeito desse caso, mas não foi possível nenhum tipo de contato, com o mesmo.
]]>
COM A PALAVRA O PREFEITO DE ESPERANTINA….
Prefeito ? Que Prefeito ? Esperantina tem Prefeito ?
Nossa ! Eu não sabia.
Um dia tudo isso vai mudar, e não estar longe não, Esperantina terá um gestor à altura, outubro estar se aproximando e nas urnas o povo dará o troco, então nossa cidade mudará para melhor com o novo prefeito.
Isso é um desrespeito para com os trabalhadores, só porque são pobres e não tem outras opções de emprego dentro da cidade não precisam aturar esse tipo de tratamento, o tempo da escravidão passou. Essa empresa está colocando em risco a vida de seus funcionários e está pensando só no lucro que irá receber em cima deles e não se importam com o que poderá acontecer futuramente a eles em questão de saúde. Sabemos que eles são só alguns de muitos escravizados que tem por aqui dentro de nossa cidade. O Senhor promotor está de parabéns e eu tiro o chapéu para ele, pois ele sim esta exercendo muito bem o seu papel dentro de nossa cidade, e é assim que esperamos que o futuro prefeito fizesse enfrentado todos aqueles que agem de má fé e defendendo, ajudando e protegendo a população honesta.
SEM FALAR TAMBÉM, DOS BANHEIROS QUÍMICOS QUE SE ENCONTRAM NO MERCADO PÚBLICO! UM DESRESPEITO AOS COMERCIANTES DA REGIÃO… UMA COISA TOTALMENTE PORCA E FÉTIDA! MERECE UMA DENÚNCIA.