Geral

Prefeitura de Esperantina realizou a primeira edição do “Governo Presente”

A Prefeitura de Esperantina que tem a frente o petista Francisco Antônio de Sousa Filho, como prefeito municipal, realizou no último sábado (07/março) a primeira edição do “Governo Presente”, o evento que reuniu o prefeito e todos os secretários em uma comunidade, para ouvir os principais problemas e discutir juntos com os moradores as soluções viáveis para o desenvolvimento das comunidades.

A primeira edição da atividade aconteceu na região da Lagoa Seca que engloba mais de dezessete comunidades e contou com a presença de 15 representantes de associações da região.

Para o prefeito Chico Antônio, o “Governo presente” foi criado porque é extremamente importante desenvolver canais de participação, diálogo e aproximação entre a prefeitura e a população.

“Nós estamos aqui começando um novo governo que tem muitos desafios. Mas cada desafio só é possível de ser vencido quando cada um faz a sua parte, com a participação de todo mundo”, declarou Francisco Antônio.

Na ocasião, os presidentes das associações entregaram ao prefeito um documento com suas reivindicações e ainda tiveram a oportunidade de conversar com o prefeito pessoalmente durante o dia, em um gabinete montado no próprio local onde aconteceu o evento, a Escola Municipal São Raimundo Nonato.

Para a dona Gracy Borges, presidente da Associação da Comunidade Nova Conquista, “esse é um importante movimento porque pra nós as coisas sempre foram muito difíceis, mas aqui a gente está vendo que a coisa vai mudar”, declarou a líder comunitária.

Em seu discurso de abertura da solenidade o prefeito declarou que foi presidente de associação por duas vezes e sabe que o maior desafio desses líderes é fazer as coisas chegarem às mãos das autoridades.

“Por isso no meu governo as associações, as entidades vão ter portas abertas para tratar com o prefeito. Eu quero trabalhar olho no olho com vocês”, afirmou o prefeito.

O trabalhador rural Raimundo Carvalho da comunidade Saquinho, mostrou-se surpreso com o evento. “A gente nunca tinha visto isso por aqui”, declarou. “Espero que cada vez mais as coisas melhorem pra nós. O evento foi muito importante, a presença de todos é muito bom”, ressaltou.

Prefeitura presta contas com a comunidade e oferece serviços

Além de ouvir as reivindicações do povo, o evento também serviu como um espaço para a prestação de contas de como foi encontrada a prefeitura e anúncio do que está sendo executado pela prefeitura na região.

“Nós recebemos a prefeitura uma verdadeira bagunça. Pra falar do que recebemos, basta olhar para a situação; para as escolas, para os postos de saúde, tudo. Algumas coisas nós já mudamos, mas é preciso que todo mundo entenda que não se muda tudo da noite para o dia”, explicou o prefeito.

“Não existe prefeito herói que resolve tudo sozinho. Agora todo mundo junto como está aqui e fazendo a sua parte é possível construir alguma coisa”, finalizou Chico Antônio.

Além das informações, foram oferecidos serviços das secretarias no evento como verificação da pressão arterial, distribuição de preservativos, vacinação e distribuição de panfletos informativos pela Secretaria de Saúde.

A Secretaria de cultura montou um museu no local e a Secretaria de Assistência Social fez a expedição de documentos e prestou informações sobre projetos e programas como o PETI, Bolsa Família e CRAS (Centro de Referência e Assistência Social).

Vale ressaltar que na oportunidade foi tirado o registro de nascimento da linda Janaína Oliveira Pereira de apenas nove dias de nascida que foi entregue o documento a mãe da criança pelo Prefeito Chico Antônio e o secretário de Assistência Social, Domingos Luiz.

Obras e serviços autorizados

Na ocasião o prefeito Chico Antônio também autorizou várias ordens de serviço para execução de obras, reformas e elaboração de orçamentos. Entre essas obras e serviços autorizados pelo prefeito na região da Lagoa Seca estão:

· Reabertura dos serviços odontológicos do posto de saúde da localidade Lagoa Seca;
· Elaboração de orçamento de melhoria do campo futebol da localidade Vassouras;
· Elaboração de orçamento de reforma do campo de futebol da localidade do Sítio do Alegre;
· Reforma da Escola Municipal da localidade Encanto;
· Reforma da Escola Municipal da localidade Mundo Novo;
· Reforma da Escola Municipal da localidade Boa Vista dos Cariocas;
· Elaboração de orçamento de recuperação e tapa-buracos da estrada vicinal Lagoinha e Mundo Novo;
· Elaboração de orçamento de iluminação pública da localidade Lagoinha;
· Elaboração de orçamento de ampliação de 845 metros de rede abastecimento d’água na localidade Lagoa Seca;
· Elaboração de orçamento de recuperação da iluminação pública da localidade Lagoa Seca
· Elaboração de orçamento de recuperação da estrada vicinal que liga as localidades Barreiro dos Cocós, Chapadinha e Vereda dos Anacletos;
· Implantação do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil na localidade Lagoa Seca.

5 Comentários

  1. muito boa essa iniciativa do nosso prefeito,visitar a zona rural com toda sua comitiva para conhecer e mostrar a eles a nessecidade do trabalhador rural,mas infelizmente só autorizou elaboração de orçamento obra q e bom nada.reforma de escola e obrigação do prefeito fazer no inicio do ano nas ferias,por que quando começar as aulas as escolas ja estão reformadas.para isso ficou dinheiro q foi bloqueado pela justiça.ja estamos em março e ate o momento nenhuma estrada foi recuperada existe lugar q ja esta intrafegavel e preciso tirar esses orçamentos q estão engavetados.iluminação publica a cidade esta quase toda no escuro,imagine a zona rural,ate o momento não foi trocado uma lâmpada sequer.e o prefeito manda elaborar orçamento,mas a taxa de iluminação publica não atrasa e nem precisa de orçamento de nossa receita, temos q dar o nosso jeito para pagar.

  2. Falaram de tudo, memos de segurança. Antigamente tinha um posto policial e um conselho de segurança criado pelo cap albino e a comunidade, e com muito esforço vinha funcionando, mas depois que o prefeito e o novo comandante assumiram desapareceu a polícia e a violência voltou a retirar a paz do povo da lagoa seca. O prefeito não se pronunciou em nada a esse respeito. A implantação do posto foi um dos motivos de sua vitória na lagoa seca, é bom que ele não esqueça disso. Balalalalalalalalalalala

  3. e carlos sousa mas foi esse um dos motivos pelo qual tiramos ele e colocamos o chico ant. e essa troca de prefeitos não e boa p/ nosso municipio,por favor ao fazer um comentario não seja partidario mas sim Esperantinense,na politica partidaria so os politicos se dão bem nos,povo e municio e quem sofre.

  4. aqui na lagoa seca o conselho de segurança esta funcionando e muito bem, que dizer foi implantado, pelo o chico através do governo do estado,asim foi os quebra molas,calçamentos agua encanada, energia, reforma do posto…pq deste felipe nunca apareceu por aqui a naõ ser para pedir voto…e para buscar o que os outro tinham deixado, canal de televisaõ levaram os equipamentos e nunca trouxeram mais, fechou o posto de saude…e alguem sabe DIZER PELO MENOS UMA COISINHA SÓ QUE ELE FEZ AQUI A NÃO SER ACABAR COM O TINHA AQUÍ. nem felipe e nem themistocles fizeram nada aqui, o zé ivaldo até que fez muita coisa por aqui. ocerto tem que ser dito.

  5. E impressionante como essas pessoas que fazeram comentários a respeito dessa matéria são apaixonadas politicamente. Paresse até que Esperantina já saiu do Buraco onde o Santolia a deixou.
    Será paixão politica ou fanatismo? Vejam só, certo vez eu lendo alguns comentários nesse jornal, li um comentário de um determinado cidadão agradecendo ao prefeito pelo entupimento de um buraco em uma determinada rua de Esperantina. Minha nossa que feito heróico fez o prefeito entupindo esse buraco!
    Antes as pessoas reclamavam por calçamento nas rua de Esperantina, agora se contentam com entupimento de buracos. Que Dues tenha piedade dos esperantinenses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo