GeralPolícia

Secretário afirma que 32 Policiais foram expulsos por conduta inadequada

Nos últimos dois anos, exatos 32 Policiais Civis foram expulsos no Piauí por conduta inadequada, entre elas corrupção. Só na semana passada foram quatro. Os dados são do secretário de Segurança Pública do Estado, Robert Rios Magalhães, que destacou o alto número de agentes públicos da pasta respondendo por processo administrativo em sua gestão.As informações foram concedidas durante entrevista a TV Clube.

De acordo com Robert Rios o pior tipo de crime praticado no serviço público é aquele cometido por policiais. “Então se for preciso colocamos para fora dos quadros da Polícia Civil, para o bem da instituição”, disse, destacando que todas as denúncias contra policiais civis são devidamente investigadas pela Corregedoria do órgão, que atualmente apura cerca de 120 casos de denúncias contra agentes, escrivães e delegados.

Entretanto, a demissão dos policiais afeta o trabalho desempenhado pela instituição da investigação dos crimes, tendo em vista que o efetivo piauiense é o terceiro menor do país, com menos de 1,3 mil agentes, escrivães e delegados. Só de delegados são menos de 150 para atender todo o Estado, sendo que pouco parte deles estão lotados na capital.

Números de uma pesquisa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), referente ao diagnóstico da Meta 2, que visa concluir os mais de 120 mil inquéritos de assassinatos no país, mostram que a média de policiais civis no Piauí é de menos de 45 agentes para cada grupo de 100 mil pessoas, ou seja, uma média de 1 policial para cada grupo de 2,2 mil habitantes, quando o sugerido pela ONU é de um agente para cada grupo de 250 pessoas.

Fonte: Portal Az

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo